Cinco jogos válidos pelo Grupo B movimentaram o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-22 – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2021, nesta quinta-feira (29 de julho), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Entre os destaques estão a vitória de virada do Minas Tênis Clube frente ao Mogi das Cruzes Basquete (primeira dos mineiros na competição), o BRB/Brasília quebrando a invencibilidade do Rio Claro Basquete/ABCD, mesma situação do Praia Clube/Gabarito, que tirou os 100% do Zopone/Bauru Basket.
Para finalizar a jornada, o Cerrado Basquete conseguiu uma ótima vitória contra Basquete Cearense, assim como o EC Pinheiros, que conquistou sua quarta vitória centenária, desta vez sobre a Unifacisa, na última partida do dia.
A quarta rodada do Grupo B contou com um jogão para abrir o dia. Com um último período arrasador, o Minas virou o jogo contra o Mogi e alcançou a sua primeira vitória na competição, pelo placar de 73 a 69.
O Minas viu a equipe mogiana abrir vantagem logo cedo, se mantendo à frente do marcador até o último quarto, onde o Minas corrigiu os erros e acertou tudo na parte ofensiva. A equipe contou com uma ótima partida do ala Tiago Dias, que não errou nenhum arremesso durante o quarto decisivo (14/14) e terminou com 18 pontos e seis rebotes. O armador Samuel Ribeiro, com 23 pontos, e o ala Lucas Campolina, com 10 pontos e seis rebotes, foram outros destaques da equipe minastenistas.
“O professor conversa bastante comigo, diz que sou o mais experiente, então eu tenho que tentar essas bolas mesmo, tenho que arremessas mesmo, fico muito feliz que hoje deu certo” comentou Tiago Dias, da equipe mineira. “A gente sentiu o gosto da vitória, agora precisamos buscar mais. Estávamos buscando isso e agora acredito que nos encontramos” completou o ala.
Já os comandados do técnico Alexandre Rios, que durante os três primeiros quartos controlaram o jogo, acabaram perdendo a mão no último período, permitindo o Minas fazer 26 pontos. Ziggy, armador da equipe, foi o cestinha do Mogi com 16 pontos, além de alcançar mais seis rebotes e três assistências.
“Estamos errando em momentos cruciais do jogo. As vezes é um chute, um corte, um passe extra, que estamos deixando de fazer ou fazendo em hora errada. Construímos uma boa vantagem e depois deixamos chegar, precisamos melhorar na defesa” disse Ziggy, armador do Mogi.
O Minas, após duas derrotas, chegou ao seu primeiro triunfo na competição, em que busca se recuperar para tentar passar para a próxima fase. Já o Mogi, chega a sua segunda derrota seguida, igualando com o número de vitórias dentro da LDB 2021.
Com grande atuação coletiva, o BRB/Brasília encontrou a primeira vitória dentro da LDB 2021, frente ao até então invicto Rio Claro Basquete. Com uma defesa consistente e uma boa atuação individual do armador Gabriel, o time do Distrito Federal saiu vitorioso: placar de 68 a 63.
Apesar de ter finalizado o jogo com um alto número de erros (31), a equipe brasiliense limitou bem as ações ofensivas do Rio Claro, que no primeiro tempo alcançou apenas 24 pontos. O armador Gabrielzinho liderou a equipe em pontos, marcando 21, além de pegar 12 rebotes e dar 04 assistências.
“Viemos para isso, para ganhar, dominar o jogo. Apesar de começar a LDB com derrotas, fiquei satisfeito com o que fizemos hoje. Precisamos pensar coletivo, mas também estou feliz com o que meu desempenho hoje, consegui dar o meu melhor” afirmou Gabriel, armador do Brasília.
Por sua vez, o Rio Claro desperdiçou muitas chances ao longo da partida, fechando com apenas 27% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Anderson, ala da equipe rio-clarense, liderou o seu time com 14 pontos e seis rebotes.
“Entramos dormindo no jogo, eles entraram mais ligados do que nós. No final do jogo, apesar da vontade, não tínhamos mais tempo” comentou Anderson.
Com a vitória, o Brasília espanta a sequência ruim de três derrotas seguidas, alcançando seu primeiro triunfo na competição. Já o Rio Claro, após três vitórias seguidas, chega ao seu primeiro resultado negativo, mas se mantém no topo da tabela.
“Falta mais um jogo contra o Cerrado, agora é focar nele e, se possível, ir melhor do que fomos hoje. Vamos tentar fechar essa primeira fase com duas vitórias”, disse o armador Gabriel, do Brasília.
Após partida acirrada do começo até o fim, o Praia Clube/Gabarito/Unimed chegou ao segundo triunfo na competição ao derrotar o Zopone/Bauru Basket, que até então estava invicto. A partida foi decidida nos últimos minutos de jogo e acabou com o placar de 75 a 71 favorável a equipe mineira.
O Praia Clube foi para o intervalo de jogo perdendo de 39 a 33, mas após acertar a sua defesa e melhorar no arremesso do perímetro, conseguiu a virada. Gabriel Collaço, ala da equipe Uberlandense, anotou 21 pontos e 12 rebotes, além de acertar três bolas de três pontos no último quarto. Emiliano, armador, terminou o jogo com 20 pontos e 6 rebotes e ajudou a equipe a se manter na frente do marcador.
“Entramos um pouco fraco no primeiro quarto, mas de pouco em pouco conseguimos recuperar a pontuação e virar o jogo” afirmou Emiliano. “Temos um time muito homogêneo, nossas expectativas são as melhores, espero que consigamos boas vitórias” completou o jogador do Praia.
Por sua vez, o Bauru perdeu o jogo no terceiro quarto, quando teve um baixo aproveitamento nos arremessos de quadra. No último quarto, após ver sua vantagem ir embora, o Bauru não conseguiu se recuperar e saiu derrotado. Danilo Penteado, ala da equipe, conseguiu mais um duplo-duplo, com 24 pontos e 11 rebotes.
“Pecamos muito na falta de paciência. Os mais velhos esqueceram de jogar em equipes, individualizamos muito o jogo e o time do Praia soube aproveitar. Tentamos recuperar no último quarto, mas eles estavam bem também. Vamos melhorar isso para o próximo jogo”, declarou Danilo.
Com a vitória, o Praia chega a dois triunfos na competição e fica mais próximo de uma classificação para a próxima fase. Pelo lado do Dragão, as coisas também estão tranquilas, já que o time continua figurando no topo da tabela, mesmo com o primeiro revés na competição.
Dominando as ações do jogo do primeiro até o último minuto de jogo, o Cerrado Basquete derrotou o Basquete Cearense pelo placar de 108 a 51. A partida permitiu inclusive que jovens jogadores da equipe brasiliense, como Enzo Bonfim, Mateus Patriota e Matheus Veloso, tivessem a oportunidade de entrar em quadra.
Logo no primeiro quarto o Cerrado abriu uma vantagem de 19 pontos e conseguiu incríveis 31 pontos. No segundo quarto o fator decisivo foi a defesa, pois o Cerrado permitiu apenas quatro pontos dos cearenses, enquanto marcou mais 28. Os feitos se repetiram também no segundo tempo da partida.
“Trabalho para ter partidas como essa, mas tenho de agradecer aos meus companheiros que conseguiram me dar bons passes. Graças a Deus hoje foi uma boa partida, espero repeti-la mais vezes” disse João Marcos, ala do Cerrado, destaque da partida, que marcou 29 pontos e conseguiu converter seis bolas de três pontos(66%).
Entre outros destaques da equipe da capital brasileira estão o armador Robsinho, que fez 14 pontos e conseguiu quatro assistências, e o pivô Serjão, que conseguiu seis pontos, 10 rebotes e dois tocos.
O Cerrado chega agora a sua terceira vitória na competição, se colocando no topo da tabela de classificação do grupo B da LDB 2021. O Basquete Cearense, pelo contrário, amarga na lanterna do grupo com quatro derrotas.
Para finalizar a jornada, o anfitrião EC Pinheiros recebeu o Unifacisa e saiu vitorioso mais uma vez, seguindo como a única equipe do Grupo B, com quatro triunfos. O clube paulista dominou o time paraibano e venceu pelo placar de 119 a 36.
O Pinheiros virou o primeiro tempo com o placar de 53 a 11, o maior placar até agora na competição, uma diferença de i42 pontos. Ao todo, seis jogadores finalizaram com dígitos duplos. Foram eles: Dikembe (16), Danilo Sena (16), Jonas Buffat (19), Paulo Scheuer (19), Maicon Douglas (12) e Jamison Silva (14).
“Jogamos sempre em prol da equipe, buscamos sempre o melhor arremesso, pois é assim que treinamos. Estamos bem preparados, treinamos bastante e estamos confiantes para o seguimento do campeonato” disse o ala pinheirense Jonas Buffat, que finalizou com mais quatro rebotes e quatro assistências.
A equipe da Unifacisa contava com uma rotação muito curta, com apenas oito jogadores, o que contra a ótima equipe do Pinheiros, só dificultou o trabalho.
“Enfrentamos um dos favoritos ao título, eles estão de parabéns, jogaram firme do início ao fim. Foi bom pra gente, nós evoluímos também. Espero que os próximos dois jogos sejam bons, estamos preparados para buscar a vitória” comentou o técnico Mauro Santos Macedo, técnico da Unifacisa.
Atualmente a equipe do Pinheiros figura no topo da tabela, sendo o único time do grupo B com 100% de aproveitamento. Além da ótima campanha, o Pinheiros conta também com 214 no saldo de cestas, ficando à frente de todos os outros times, inclusive os do Grupo A.
A disputa do Grupo B prossegue nesta sexta-feira (30 de julho), no mesmo local, com mais cinco jogos: Rio Claro/ABCD x Praia Clube/Gabarito (09h), Cerrado Basquete x BRB/Brasília (11h15), Mogi das Cruzes Basquete x Unifacisa (13h30), Zopone/Bauru Basket x Minas Tênis Clube (15h45) e EC Pinheiros x CR Flamengo (18h) – todos no horário de Brasília (DF)