Qualificatória A será aberta no dia 04 de setembro
A bola vai subir para o começo dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base (CBI’s), uma parceria entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Os primeiros duelos serão pela categoria sub-19 masculina, com a realização da fase classificatória A entre os dias 04 a 10 de setembro, em Santa Cruz do Sul (RS), com o União Corinthians como anfitrião. O campeão e vice garantem vaga na fase final e na briga pelo título da temporada.
Para essa primeira qualificatória, dez times serão divididos em dois grupos: Esporte Clube União Corinthians (RS), SOGIPA (RS), Grajaú Tênis Clube (RJ), Olympico Club (MG) e Desportivo Rio Grande (RN), na Chave A; Recreio da Juventude/Caxias do Sul Basquete (RS), Grêmio Náutico União (RS), Club Athletico Paulistano (SP), ABASFI Foz do Iguaçu (PR) e Aeroclube (RN), na Chave B.
Na primeira fase, as equipes jogam entre si, dentro do grupo, e os dois melhores avançampara as semifinais, agendada para 09 de setembro. Estes jogos serão disputados às 14h, 16h, 18h e 20h. A decisão será no dia 10, às 20h (de Brasília). Neste mesmo dia, além da disputa pelo bronze, serão realizados duelos para definir do 5º ao 10º lugar.
A classificatória B será jogada ainda em setembro, em data que será divulgada pela CBB e o CBC em breve, com as seguintes equipes: Cerrado Basquete (DF), Asbavi (RO), Basket Osasco (SP), LDPG Ponta Grossa (PR), Clube do Remo (PA) e Moveon Basket (DF), na Chave A; BRB/Brasília (DF), AADB (PE), Botafogo (RJ), ELASE/Basket/São José (SC) e Sociedade Hípica de Campinas (SP), na Chave B.
O CR Flamengo (RJ), Minas Tênis Clube (MG), EC Pinheiros (SP), Sport Recife (PE), SE Palmeiras (SP), Tijuca TC (RJ), Clube Esperia (SP) e a Sociedade Thalia (PR) estão classificados direto para a Fase Final, que também terá seu calendário divulgado em breve.
Até o fim da temporada, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) irão realizar CBI’s na categoria masculina e feminina nas idades sub-14, sub-16 e sub-19, além do sub-15, sub-18 e sub-23 no basquete 3×3, também nos dois naipes.