Conjunto nacional aguarda o fechamento da fase inicial para conhecer o seu adversário nas quartas
O Brasil fez a sua parte e venceu o Japão, nesta sexta-feira (02 de agosto), por 102 a 84 (55 a 44 no primeiro tempo), em jogo válido pela terceira rodada da fase inicial dos Jogos Olímpicos 2024, disputado no Estádio Pierre-Mauroy, na cidade de Lyon (FRA). Com isso, o selecionado nacional garantiu a terceira colocação do Grupo B, com uma vitória e duas derrotas, e se qualificou para as quartas-de-final.
Ciente da necessidade de vencer, a equipe comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic iniciou o jogo em ritmo forte e comandou o quarto inicial, desgarrando no placar, sem dar chance aos japoneses. O segundo período foi equilibrado e terminou igual – 31 a 20 (primeiro quarto) e 24 a 24 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, o Japão viveu o seu melhor momento na partida e, com bom aproveitamento nos arremessos de média e longa distância, ficou na frente e diminuiu a vantagem brasileira. Nos dez minutos finais, no entanto, o Brasil usou a força do seu conjunto, com os atletas experientes assumindo o jogo, e voltou a abrir para vencer com uma vantagem importante, que pode ser decisiva na luta pela classificação – 22 a 29 (terceiro quarto) e 25 a 11 (quarto final).
Os principais nomes da Seleção Brasileira foram Bruno Caboclo (33 pontos e 17 rebotes – double-double), Vitor Benite (19 pontos) e Marcelinho Huertas (13 pontos e 08 assistências). Pelo Japão, os destaques foram Josh Hawkison (26 pontos e 10 rebotes – double-double) e Yuli Kawamura (21 pontos e 10 assistências – double-double).
“Vitória muito boa no fim e a vantagem de 18 pontos de diferença foi espetacular. O jogo foi muito disputado e sofrido, com altos e baixos, e as duas equipes jogando um basquete eficaz ofensivamente. E sofremos até o fim para abrir essa vantagem espetacular, que valeu a nossa classificação para as quartas-de-final”, destacou o armador Marcelinho Huertas.
A classificação final do Grupo B ficou desta maneira: 1º) Alemanha (03 vitórias), 2º) França (02 vitórias e 01 derrota), 3º) Brasil (01 vitória e 02 derrotas) e 4º) Japão (03 derrotas).
Agora, o Brasil aguarda a definição da primeira fase para conhecer o seu adversário nas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos 2024.