Em jogo marcado pelo equilíbrio, selecionado nacional passa pelas Filipinas

A Seleção Brasileira Feminina derrotou as Filipinas, nesta segunda-feira (19 de agosto), na Kigali Arena, em Ruanda, na África, por 77 a 74 (40 a 39 no primeiro tempo), na rodada inicial do Qualificatório Pré-Mundial de 2026.

O jogo foi marcado pelo equilíbrio. Prova disso, foram as dez trocas na liderança do placar e as diferenças pequenas para os dois lados. Um rendimento ligeiramente melhor no terceiro quarto foi determinante para o êxito do selecionado nacional – 20 a 19 (primeiro quarto), 20 a 20 (segundo quarto), 20 a 18 (terceiro quarto) e 17 a 17 (quarto final).

Foto: FIBA

As maiores pontuadoras do Brasil foram Letícia Josefino (15 pontos e 05 rebotes), Emanuely de Oliveira (13 pontos, 03 rebotes e 04 assistências) e Maria Albiero (12 pontos, 05 rebotes e 05 assistências). Pelas Filipinas, a principal anotadora foi Jack Animam (18 pontos, 21 rebotes e 04 bloqueios – double-double).

A técnica Bruna Rodrigues destacou a estreia vitoriosa. “Feliz com a nossa estreia. Meu primeiro jogo como treinadora da Seleção adulta. Filipinas fez um grande jogo, quero parabenizá-las, nos fizeram sofrer bastante. Mas o que importava hoje era a vitória e nós conseguimos cumprir nosso objetivo. Primeiro jogo, nervosismo, mas saímos na frente”, comentou.

O Brasil volta à quadra nesta terça-feira (20 de agosto), às 15h (de Brasília), enfrentando o Senegal, que na estreia surpreendeu a Hungria (63 a 61), pela segunda rodada. O duelo terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Federação Internacional de Basketball (FIBA), de forma gratuita.