Equipe nacional sofreu o terceiro resultado negativo seguido nesta competição
O Brasil sofreu uma derrota inesperada na partida de número dois da 2ª Fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023 (FIBA Basketball World Cup 2023 Americas Qualifiers). O conjunto nacional foi superado pelo México, na noite desta segunda-feira (29 de agosto), por 82 a 72 (38 a 30 no primeiro tempo), mesmo atuando na lotada Arena Jaraguá, na cidade de Jaraguá do Sul (SC).
A equipe brasileira começou desligada e logo ficou atrás no placar, não aproveitando bem os lances ofensivos e cometendo falhas defensivas, ou seja, sem conseguir desenvolver o seu melhor jogo. Com isso, a equipe mexicana assumiu o comando do marcador e desgarrou – 17 a 13 (primeiro quarto) e 21 a 17 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti começou melhor e chegou a baixar a diferença, com lampejos de bons momentos, mas aos poucos o México foi retomando o ritmo dos períodos anteriores e ficou novamente na frente, aumentando a sua vantagem. Nos dez minutos finais, na base do coração, o Brasil partiu para a recuperação e baixou a diferença, mas o time mexicano soube controlar bem essa tentativa de recuperação para vencer fora de casa – 25 a 17 (terceiro quarto) e 19 a 25 (quarto final).
Além da irregularidade, a Seleção Brasileira apresentou um percentual baixo nos arremessos de três pontos e nos lances livres.
Os atletas mais efetivos foram Yago Mateus (13 pontos e 04 rebotes) e Lucas Dias (12 pontos e 05 rebotes), pelo Brasil; Irwin Avalos (16 pontos) e Paul Stoll (16 pontos e 05 assistências), em favor do México.
“Começamos o jogo muito mal, com muita ansiedade, especialmente no ataque, o que fez com que o nosso aproveitamento fosse baixo. Jogar atrás no placar, com uma diferença na casa dos dez pontos, contra uma equipe de qualidade como o México, é muito difícil. No final conseguimos diminuir um pouco. Disposição não nos faltou”, comentou Gustavo De Conti, técnico do selecionado nacional na coletiva pós-jogo.
“Quero felicitar aos meus jogadores por esta vitória histórica, a nossa primeira contra o Brasil fora de casa. Vínhamos de uma derrota dolorosa em casa na rodada passada das Eliminatórias e tínhamos que dar uma resposta”, relatou o técnico Omar Quintero, do México, também na coletiva pós-jogo.
Na próxima ‘janela’ das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023 (FIBA Basketball World Cup 2023 Americas Qualifiers), nos dias 11 e 13 de novembro, o Brasil enfrenta os Estados Unidos e o México, respectivamente, jogando duas vezes fora de casa.
Já entre os dias 02 e 11 de setembro, a Seleção Brasileira disputa a FIBA AmeriCup 2022, no Recife (PE).