As duas nações jogam novamente em Assunção no fechamento da primeira ‘janela’
O Brasil derrotou o Paraguai, nesta sexta-feira (23 de fevereiro), por 108 a 43 (45 a 18 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), na cidade de São Paulo (SP), na abertura da primeira ‘janela’ do 2025 FIBA AmeriCup Qualifiers.
O jogo foi totalmente dominado pelo selecionado nacional, que esteve na frente em todos os períodos. Com isso, logo assumiu o comando do marcador e abriu vantagem, que foi crescendo bastante a cada quarto. Isso deu chance para o técnico Helinho Garcia colocar todos os seus atletas em quadra – 24 a 10 (primeiro quarto), 21 a 08 (segundo quarto), 30 a 12 (terceiro quarto) e 33 a 13 (quarto final).
Os maiores pontuadores do Brasil foram Yago Mateus (22 pontos, 05 rebotes e 05 assistências), Lucas Dias (16 pontos) e Bruno Caboclo (12 pontos, 09 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas). Já o atleta mais efetivo do Paraguai foi Adolfo Lopez, com nove pontos.
“Fizemos um grande jogo, respeitamos o nosso rival e jogando bem, diante da nossa torcida, o que tinha tempo que não acontecia. Agora é pensar já no próximo duelo com eles”, comentou o ala/pivô Lucas Dias.
Seleção Brasileira: 02. Yago Mateus, 3. Marcio Santos, 4. Alexey Borges, 5. Elio Corazza, 8. Danilo Fuzaro, 9. Lucas Dias, 14. George De Paula, 25. Gabriel “Jaú” Galvanini, 30. Ruan Miranda, 33. Guilherme Abreu, 45. João Marcello “Mãozinha” Pereira, 50. Bruno Caboclo
Comissão Técnica: Diego Jeleilate (diretor do naipe masculino), Victor Mansure (gerente de seleções), Ricardo Carvalho (administrador), Helinho Garcia (técnico), Demétrius Ferraciú (auxiliar técnico), Bruno Nicolaci (preparador físico), Rafael Plein (fisioterapeuta), PH Pereira (apoio técnico), Carlos Vicente Andreoli (médico), Denise Carvalho (nutricionista) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)
O Brasil e Paraguai se enfrentam novamente na segunda-feira (26 de fevereiro), às 19h (de Brasília), na SND Arena, em Assunção, capital paraguaia, fechando a primeira ‘janela’ do 2025 FIBA AmeriCup Qualifiers. Nesta partida, o técnico Helinho Garcia não poderá contar com o armador Yago Mateus e com o ala/pivô Bruno Caboclo, que retornam para os seus clubes na Europa. Assim, Zu Júnior e Daniel Onwenu, que não atuaram neste primeiro confronto, viajam com a Seleção Brasileira.
Homenagem
A vitória do Brasil sobre o Paraguai não foi o único motivo de festa. O ídolo e bicampeão mundial, Wlamir Marques, que dá nome ao palco do jogo, foi homenageado com o lançamento da sua Miniatura Realista, uma peça artística que já está à venda para colecionadores na CBB Store, a loja oficial do basquete brasileiro, pelo valor de R$ 2.800.
“Para mim é de uma felicidade imensa receber uma homenagem dessas em vida. Um boneco meu, com a camisa da Seleção. Fico muito feliz. Ficou muito parecido comigo e é muito legal ter essa homenagem ao lado da minha família”, brincou Wlamir.