Time comandado pelo técnico João Camargo Neto fecha a fase inicial com 100% de aproveitamento
A Seleção Brasileira feminina derrotou a Colômbia, nesta sexta-feira (27 de outubro), por 78 a 57 (41 a 31 no primeiro tempo), pela terceira rodada da fase inicial dos Jogos Pan-americanos 2023, disputada no Polidesportivo 1, em Santiago, no Chile. Com isso, o time comandado pelo técnico João Camargo Neto fechou a etapa com 100% de aproveitamento, liderando o seu grupo com três vitórias.
O jogo foi de alternâncias, com a equipe colombiana iniciando ligeiramente na frente nos primeiros dez minutos e o selecionado nacional se recuperando, com excelente performance no segundo quarto, e passando a liderar o placar com vantagem – 22 a 23 (primeiro quarto) e 19 a 08 (segundo quarto).
O segundo tempo teve um desenrolar parecido, com a Colômbia liderando o terceiro quarto e baixando a diferença. O conjunto brasileiro, entretanto, voltou ao seu melhor ritmo no período final, cresceu de produção consolidou a sua superioridade, fazendo a diferença crescer para vencer mais uma – 11 a 16 (terceiro quarto) e 26 a 10 (quarto final).
As maiores pontuadoras da Seleção Brasileira foram Érika de Souza (14 pontos e 08 rebotes), Gabriella “Sosso” Soares (13 pontos), Licinara Bispo (11 pontos e 06 rebotes) e Carina “Cacá” Martins (11 pontos, 03 rebotes e 08 assistências). Pelo time colombiano, Manuela Rios (16 pontos, 07 rebotes e 03 assistências) foi o principal nome.
“Estamos muito felizes por termos ficado no primeiro lugar, pois nessa fase classificatória a equipe já apresentou evolução desde o jogo de estreia, ou seja, já consegue ser mais resiliente em alguns momentos, superando as dificuldades e adversidades. Na rotação todas as atletas têm se mostrado muito empenhadas, disciplinadas e competentes para executar as ações planejadas. Por isso, estamos felizes com o trabalho executado até agora”, analisou o técnico João Camargo Neto, da Seleção Brasileira.
“Agora, é aguardar que, virá, uma vez que a outra chave está embolada e vamos acompanhar os jogos para saber quem iremos enfrentar na semifinal. É focar totalmente nesse próximo desafio para passarmos a final, que é o nosso grande objetivo”, completou o comandante brasileiro.
Na semifinal, que ocorre já neste sábado (28 de outubro), o Brasil vai enfrentar o segundo colocado da outra chave, que ainda não está definido, no mesmo local, em horário ainda não divulgado (17h30 ou 20h). O outro grupo é composto por Argentina, Cuba, Chile e Porto Rico.