Equipe de Petrovic garantiu o primeiro lugar do Grupo B, com 100% de aproveitamento

Foto: FIBA
Foto: FIBA

Com uma grande atuação coletiva, o Brasil derrotou a anfitriã Croácia, por 94 a 67 (45 a 34 no primeiro tempo), nesta quarta-feira (30 de junho), atuando na Spaladium Arena, em Split, na Croácia, pela segunda rodada da fase inicial do Pré-olímpico Masculino – 2021. A equipe comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic garantiu o primeiro lugar do Grupo B, com 100% de aproveitamento.

O Brasil, mais uma vez, começou em ritmo forte e, assim como fez na estreia diante da Tunísia, logo passou a comandar o marcador, abrindo boa vantagem nos dois quartos iniciais, graças à marcação forte e a boa rotação ofensiva – 25 a 20 (primeiro quarto) e 20 a 14 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, o time da casa tentou se recuperar, mas a equipe nacional foi inteligente e soube jogar na frente, comando bem o ritmo de jogo. Além disso, Petrovic foi muito feliz nas trocas dos atletas em quadra. Os dez minutos finais foram totalmente controlados pelo Brasil, que aumentou ainda mais sua vantagem para fechar esta primeira etapa da competição favoravelmente – 26 a 21 (terceiro quarto) e 23 a 12 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Rafael Hettsheimeir (20 pontos), Bruno Caboclo (17 pontos e 08 rebotes) e Leonardo Meindl (14 pontos e 03 bolas recuperadas), pelo Brasil; Bojan Bogdanovic (16 pontos e 03 rebotes) e Roko – Leni Ukic (13 pontos e 04 assistências), em favor da Croácia.

 

Foto: FIBA

 

“Construímos nossa vitória através da defesa. Defendemos e pudemos atacar bem, mas foi só um jogo, uma vitória. Importante, sobre um time forte, mas que não decide nossa vida. É seguir trabalhando. Faltam dois jogos”, comentou o ala/pivô Rafael Hettsheimeir.

A última rodada da primeira fase do Grupo B, que acontece nesta quinta-feira (1º de julho), terá o jogo entre Croácia e Tunísia. Quem vencer, avança com a segunda colocação da chave, ao lado da Seleção Brasileira, que já garantiu a liderança. Na sexta-feira (02 de julho) não haverá rodada.

O Brasil volta à quadra no sábado (03 de julho), para disputar a semifinal, com adversário ainda indefinido, podendo ser México, Rússia ou Alemanha, que integram o Grupo A desta sede. De acordo com o regulamento, apenas o campeão da disputa em Split garante vaga nos Jogos Olímpicos.

Marcelinho Huertas