Com boa performance coletiva, equipe nacional não deu chances ao time norte-americano
O Brasil conseguiu a reabilitação na 2ª Fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023 (FIBA Basketball World Cup 2023 Americas Qualifiers) ao derrotar os Estados Unidos, nesta sexta-feira (11 de novembro), por 94 a 79 (58 a 34 no primeiro tempo), em jogo que abriu a penúltima ‘janela’, disputado no Entertainment & Sports Arena, em Washington DC, Estados Unidos.
O primeiro tempo foi totalmente comandado pelo selecionado nacional, que se impôs ofensivamente e contou com bom aproveitamento para ficar na frente nos dois quartos iniciais, abrindo vantagem, contando com boa performance do conjunto e presenças favoráveis do ala/pivô Bruno Caboclo e do ala/armador Georginho de Paula. O técnico Gustavo De Conti promoveu um rodízio grande na equipe e isso fez com que o ritmo não caísse, pois quem veio do banco entrou bem em quadra e deu conta do recado – 30 a 21 (primeiro quarto) e 28 a 13 (segundo quarto).
No retorno do intervalo, o time norte-americano tentou voltar para o jogo e ficou ligeiramente na frente. O mesmo ocorreu no quarto final, mas o Brasil controlou bem essa tentativa de recuperação, administrando com eficiência a sua larga vantagem para vencer bem fora de casa – 17 a 21 (terceiro quarto) e 19 a 24 (quarto final).
Os destaques foram Langston Galloway (14 pontos e 04 rebotes), Charlie Brown (10 pontos e 03 rebotes) e Alize Johnson (10 pontos e 04 rebotes), pelos Estados Unidos; Bruno Caboclo (24 pontos e 04 rebotes), Georginho de Paula (18 pontos e 05 rebotes) e Vitor Benite (11 pontos), em favor do Brasil.
“Vitória importante e agora faltam mais duas para garantirmos a vaga na Copa do Mundo. Tivemos a tranquilidade de escolher os melhores chutes e isso nos ajudou demais na vitória. Agora, é focar o duelo fundamental contra o México”, comentou Caboclo.
“Vitória maiúscula aqui em Washington, mas o jogo contra o México tem uma importância maior, lógico que é bom vencer e acumular vitórias, mas o duelo contra os mexicanos, por serem um rival direto, tem muito peso. Perdemos o jogo de ida para eles no Brasil então essa partida vale muito. Se perdemos, voltaremos a ficar numa situação complicada, mas se vencermos ficaremos numa situação bem confortável para a classificação. É o jogo chave nesta janela e espero que possamos entrar com o mesmo foco e concentração. Se fizermos isso, tenho certeza que as chances de saímos de lá com o resultado positivo são grandes”, completou o armador Marcelinho Huertas, que esteve em quadra por 21min18 diante dos norte-americanos, anotando oito pontos, apanhando três rebotes, dando sete assistências e recuperando ainda uma bola.
Mesmo com a derrota, os Estados Unidos seguem ponteando o Grupo F, agora com sete vitórias e duas derrotas. O Brasil ocupa a segunda colocação na classificação geral, com seis vitórias e três derrotas.
Na sequência desta ‘janela’ na 2ª Fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023 (FIBA Basketball World Cup 2023 Americas Qualifiers), o selecionado nacional enfrenta o México, na terça-feira (15 de novembro), às 0h30 (de Brasília), no ginásio Auditório Universitário, em Chihuahua, no México.