Estreia na FIBA World Cup 2023, diante do Irã, acontece no sábado (26)
A Seleção Brasileira realizou, nesta quarta-feira (23 de agosto), o seu primeiro treino na Indonésia Arena, em Jacarta, sede do Grupo G da FIBA World Cup 2023. A estreia do selecionado nacional na competição está marcada para sábado (26 de agosto), às 06h45 (de Brasília), diante do Irã, com transmissão ao vivo pela ESPN.
“Fomos muito bem recebidos aqui em Jacarta, organização impecável, arena ótima, e já estamos com o foco total na estreia do Mundial. Equipe muito unida e trabalhando os ajustes para o jogo contra o Irã, para começar bem a competição”, relatou o ala/armador Vitor Benite.
O Brasil fez cinco amistosos na preparação para a FIBA World Cup 2023. Em Melbourne, na Austrália, venceu os donos da casa, Venezuela e o Sudão do Sul. Já em Shenzhen, na China, a Seleção Brasileira foi derrotada pela Itália e Sérvia, ambos pela FIBA Solidarity Cup.
“A confiança está muito grande em uma boa participação na Copa do Mundo e queremos começar com tudo o torneio. Vamos trabalhar até sábado para seguir evoluindo”, completou o lateral Léo Meindl.
Seleção Brasileira
– Armadores: Marcelo Huertas (Tenerife-ESP), Yago Mateus (Estrela Vermelha-SRB) e Raul Neto (Fenerbahçe-TUR)
– Alas/Armadores: George de Paula (Sesi Franca Basquete) e Vitor Benite (Palencia-ESP)
– Alas: Guilherme Santos (Golden State Warriors-EUA) e Leonardo Meindl (Tokyo-JPN)
– Alas/Pivôs: Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), Bruno Caboclo (Venezia-ITA) e Tim Soares (Nagoya-JPN)
– Pivôs: Felipe dos Anjos (Andorra-ESP) e Cristiano Felício (Granada ESP)
Os demais compromissos do Brasil na fase inicial acontecem nestas datas:
28 de agosto (segunda-feira): Brasil x Espanha, às 10h30
30 de agosto (quarta-feira): Brasil x Costa do Marfim, às 06h45
(*) Horário de Brasília (DF)
Forma de disputa: Duas equipes avançam por grupo. Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1º e 03 de setembro (sexta-feira e domingo). Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º.
Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, em turno único, completando três partidas. Os dois melhores selecionados avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, composto por Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, o selecionado nacional realiza mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, duas nações se qualificam para as quartas-de-final, que é a primeira etapa eliminatória. Depois, ocorrem a fase semifinal e a grande final.
Para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 através da FIBA World Cup 2023, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas. Além do país, jogam a competição mundial pelo continente: Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.