Selecionado nacional precisa vencer os Estados Unidos na última rodada das Eliminatórias para se garantir na competição mundial
O Brasil desperdiçou uma grande chance de se garantir antecipadamente na FIBA World Cup 2023 ao perder para Porto Rico, nesta quinta-feira (23 de fevereiro), por 92 a 90 (52 a 44 no primeiro tempo), em jogo que abriu a última ‘janela’ das Eliminatórias para a Copa do Mundo, atuando no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), na cidade de Santa Cruz do Sul (RS).
Depois do primeiro quarto equilibrado, o time caribenho foi melhor no segundo e passou a comandar o placar, desgarrando um pouco. O selecionado nacional, que teve no lateral Leo Meindl a sua melhor figura nos dois períodos iniciais, oscilou muito e cometeu vários erros não forçados, enquanto Porto Rico controlava o jogo a sua maneira, aproveitando bem o trabalho de garrafão e os chutas de longa distância – 24 a 24 (primeiro quarto), 28 a 20 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, o técnico Gustavo de Conti conseguiu acertar um pouco o time nacional em quadra, que foi melhor ficou na frente no terceiro período, baixando a diferença do rival, com boa performance de Gabriel “Jaú” Galvanini, especialmente na defesa, e a manutenção do protagonismo positivo de Meindl nos dois lados da quadra, sem falar em bons lances de demais jogadores. Desta forma, os dez minutos finais foram eletrizantes, com os dois selecionados se alternando no comando do marcador. Mas, no momento de definição, os erros que tanto incomodaram o selecionado nacional no primeiro tempo voltaram a aparecer e o conjunto porto-riquenho aproveitou para ficar ligeiramente na frente e vencer – 21 a 26 (terceiro quarto) e 19 a 20 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Leo Meindl (18 pontos, 05 rebotes, 09 assistências e 06 bolas recuperadas), Yago Mateus (16 pontos, 05 rebotes e 05 assistências) e Lucas Mariano (16 pontos e 05 rebotes), pelo Brasil; Christopher Ortiz (21pontos, 03 rebotes e 03 bolas recuperadas), Ismael Romero (18 pontos e 05 rebotes) e Gian Clavell (16 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), em favor de Porto Rico.
Com este resultado, a Seleção Brasileira caiu para o terceiro lugar do Grupo F, com sete vitórias e quatro derrotas. Para se garantir na Copa do Mundo, o Brasil precisa vencer os Estados Unidos no último jogo das Eliminatórias, agendado para terça-feira (28 de fevereiro), às 21h10 (de Brasília), novamente no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), na cidade de Santa Cruz do Sul (RS).