Selecionado nacional caiu drasticamente de produção no momento de decisivo da partida e agora vai lutar pelo quinto lugar
A Seleção Brasileira perdeu para Porto Rico, na sexta-feira (09 de junho), por 83 a 72 (67 a 67 no tempo normal e 25 a 36 no primeiro tempo), em jogo válido pelas quartas-de-final da FIBA U16 Americas Championship 2023, atuando no Poliforum Zamna, na cidade de Yucatán, no México, pelas quartas-de-final. Com isso, o Brasil está fora da FIBA U17 World Cup 2024 e lutará pela quinta colocação na competição continental.
A derrota foi dolorosa, pois o selecionado nacional demonstrou no próprio jogo que poderia ter saído com o resultado positivo, uma vez que ficou boa parte na frente e com vantagem, mas caiu de produção no momento decisivo e não conseguiu mais voltar ao bom ritmo que vinha apresentando. Fica difícil como não falar da atuação decepcionante do técnico Bruno Porto e comissão técnica, uma vez que a equipe brasileira não jogou na plenitude em nenhum dos jogos realizados até aqui.
O Brasil iniciou a partida melhor e passou a comandar o marcador, abrindo uma boa vantagem logo no primeiro quarto. Nos dois períodos seguintes, a equipe nacional seguiu controlando a diferença, sem deixar com que o conjunto porto-riquenho se aproximasse. Mas, nos dez minutos finais, não conseguiu manter a mesma pegada e foi completamente dominada pelo adversário, que se recuperou e deixou tudo igual – 08 a 19 (primeiro quarto), 17 a 17 (segundo quarto), 15 a 14 (terceiro quarto) e 27 a 17 (quarto final).
No prolongamento, baqueado psicologicamente o selecionado nacional foi mais uma vez completamente dominado pelo adversário, que manteve o quadro evolutivo e comandou o placar para vencer, seguindo vivo na competição (16 a 05).
Os destaques foram Felipe Quinones (19 pontos, 09 rebotes, 07 assistências e 05 bolas recuperadas) e Richard Rosa (18 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), em favor de Porto Rico; Fabricio de Freitas (16 pontos e 11 rebotes – double-double) e Patrick Perna (14 pontos e 08 rebotes), pelo Brasil.
Assim, como na partida anterior, o Brasil insistiu nos infrutíferos arremessos de três pontos, com 37 tentativas e apenas seis conversões, o que resultou em 16.2% de aproveitamento. Além disso, foram 23 erros, contra 12 do time boricua. O time de Bruno Porto recuperou apenas uma bola, enquanto a equipe adversária conseguiu 10.
Com esse panorama, o Brasil encara o Uruguai, neste sábado (10 de junho), às 15h30 (de Brasília), no mesmo local, na definição do 5º ao 8º lugar.
Os demais resultados da primeira fase eliminatória foram: Argentina 74 x 67 República Dominicana, Estados Unidos 123 x 45 Uruguai e Canadá 89 x 63 México. Desta forma, a fase semifinal tem esses duelos: Estados Unidos x Porto Rico (20h30) e Canadá x Argentina (23h) – todos no horário de Brasília (DF).
De acordo com o regulamento, as nações vencedoras da fase semifinal se qualificam para a grande final. As quatro vagas do continente na FIBA U17 World Cup 2024 ficaram com Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e Argentina.