Equipe comandada pelo técnico João Camargo Neto encara a Colômbia na luta pela medalha de ouro
A Seleção Brasileira Feminina garantiu vaga na grande final dos Jogos Pan-americanos 2023 ao derrotar a Argentina, neste sábado (28 de outubro), por 77 a 57 (42 a 35 no primeiro tempo), em duelo semifinal realizado no Polidesportivo 1, na cidade de Santiago, capital do Chile.
O selecionado nacional começou muito bem o jogo e comandou as ações no primeiro quarto, liderando o placar e desgarrando. Já no segundo período, a Argentina cresceu e ficou na frente, baixando um pouco a diferença – 27 a 15 (primeiro quarto) e 15 a 18 (segundo quarto).
O técnico João Camargo Neto acertou ainda mais a equipe no intervalo. Desta forma, o Brasil voltou muito bem, especialmente na defesa, e ficou na frente nos dois períodos finais, fazendo a diferença crescer e consolidando a dianteira do placar parta vencer, manter o 100% de aproveitamento e ser garantir na luta pela medalha de ouro – 19 a 11 (terceiro quarto) e 16 a 11 (quarto final).
As atletas mais efetivas do selecionado nacional foram Leila Zabani (19 pontos e 03 assistências), Emanuely de Oliveira (09 pontos) e Gabriella “Sosso” Soares (08 pontos, 04 rebotes e 04 assistências). Já pela equipe argentina, a maior pontuadora foi Victoria Gauna (14 pontos e 05 rebotes).
“Foi um jogo disputado, comum de um clássico do basquete do continente. Iniciamos bem o jogo, mas no segundo quarto a Argentina subiu a defesa e nós tivemos dificuldades e também não defendemos bem. Falamos a respeito disso no intervalo, em especial sobre a necessidade de ter uma defesa mais agressiva, sem permitir as infiltrações, e as nossas jogadoras responderam bem, tanto que elas fizeram apenas 11 pontos no terceiro quarto. E, consolidamos a vitória ao longo do quarto período”, analisou o técnico João Camargo Neto, do selecionado nacional.
Na outra semifinal, a Colômbia derrotou Cuba, no mesmo local, por 73 a 48 (45 a 28 no primeiro tempo).
Desta forma, a grande final da competição de Basquete Feminino dos Jogos Pan-americanos 2023, reunindo Brasil e Colômbia, acontece neste domingo (29 de outubro), às 20h (de Brasília), no Polidesportivo 1, em Santiago, no Chile, com transmissão pelo Canal Olímpico.
“Estamos muitos felizes por estamos na grande final e na expectativa de um jogo difícil diante da Colômbia, mas muito confiante que possamos jogar coletivamente e com uma defesa vem compactada, agressiva e intensa para tentarmos anular as principais jogadoras do nosso adversário, que joga junto há muito tempo, além de ser muito bem orientado. Buscar, através da defesa mais elaborada e consistente, fazer mais contra-ataques e tomarmos as melhores decisões ofensivas”, declarou o técnico João Camargo Neto.
Na preliminar, Cuba e Argentina jogam pela medalha de bronze.