Além da vaga na final, equipe brasileira conquistou a classificação para a FIBA Womens AmeriCup 2025
O Brasil garantiu vaga na decisão do Campeonato Sul-americano Adulto Feminino 2024 ao derrotar a Colômbia, nesta sexta-feira (06 de setembro), por 91 a 51 (45 a 27 no primeiro tempo), em jogo semifinal realizado no Centro de Deportes Colectivos, em Santiago, no Chile. Além da vaga na decisão, a equipe dirigida pela técnica Bruna Rodrigues garantiu também a classificação para a FIBA Womens AmeriCup 2025.
A Seleção Brasileira comandou as ações do começo ao final, sem dar chances ao adversário, contando com boa presença da armadora Iza Nicolleti e contando com a força do conjunto. Desta forma, a equipe nacional, que se apresentou bem nos dois lados da quadra, liderou todos os quartos e construiu uma vitória justa e sem sustos – 22 a 17 (primeiro quarto), 23 a 10 (segundo quarto), 17 a 11 (terceiro quarto) e 29 a 13 (quarto final).
Os principais nomes do Brasil foram Iza Nicolleti (20 pontos e 07 rebotes), Aline Moura (11 pontos) e Licinara Rodrigues (11 pontos). Pela Colômbia, as maiores pontuadoras foram Mayra Caicedo (09 pontos) e Yuliany Paz (08 pontos).
“Uma vitória muito importante, pois nos deu a classificação para a AmeriCup. Mas, não queremos só isso, então vamos entrar para ganhar medalha de ouro. Decisão não importa quem vier, temos que entrar muito focadas e jogar como estamos jogando esses últimos jogos. Rodando bem a bola, usando muito as nossas pivôs e marcando muito bem e agressivo”, comentou Iza Nicolleti, destaque da partida.
Na decisão, a Seleção Brasileira vai encarar o vencedor da outra semifinal, que reúne Argentina e Venezuela, neste sábado (07 de setembro), às 21h (de Brasília), no mesmo local.
Jogos do Brasil
31 de agosto (sábado): Brasil 48 x 75 Argentina
1º de setembro (domingo): Brasil 87 x 50 Uruguai
02 de setembro (segunda-feira): Brasil 83 x 47 Bolívia
03 de setembro (quarta-feira): Brasil 86 x 45 Chile
06 de setembro (sexta-feira): Brasil 91 x 51 Colômbia
07 de setembro (sábado): Brasil x Argentina ou Venezuela (21h)
(*) No horário de Brasília (DF)
(*) Todos os confrontos terão transmissão ao vivo e grátis pelo YouTube da FIBA
De acordo com o regulamento, na primeira fase as nações jogam entre si, em turno único, dentro das respectivas chaves, e as duas melhores de cada uma delas avançam para a semifinal. Os vencedores da semifinal garantem vaga na decisão. A competição garante três vagas para a FIBA Womens AmeriCup 2025, além do anfitrião Chile, que já está classificado.