Na briga pela medalha de bronze a equipe nacional perdeu para a Letônia. Sérvia (masculino) e Estados Unidos (feminino) foram os campeões
A Seleção Brasileira Masculina fechou a FIBA 3×3 World Cup 2023 na quarta colocação, sua melhor campanha na história da competição. No segundo desafio deste domingo (04 de junho), o desgastado Brasil perdeu para a Letônia (22 a 12), jogando no Rathausplatz, em Viena, na Áustria. No primeiro jogo, válido pela semifinal, o Brasil havia sido superado pelos Estados Unidos (21 a 17).
“Desde que chegamos na Áustria, trabalhamos exatamente o que vínhamos planejando desde fevereiro. Atingimos uma semifinal histórica e quando você chega nesse estágio de embate, o nível é altíssimo e soubemos lidar com isso. Fizemos uma semifinal parelha com os EUA e poderíamos ter vencido. É manter o trabalho, acertar os erros, seguir evoluindo e vamos em frente”, analisou o treinador Luca Carvalho.
A equipe brasileira, comandada pelo treinador Luca Carvalho, foi composta por Jefferson Socas, Jonatas Mello, Léo Branquinho e Ruan Miranda. Na primeira fase, o Brasil venceu três jogos (Alemanha, França e Madagascar) e perdeu um (Sérvia). Posteriormente, derrotou o Japão no play-in e a Polônia nas quartas-de-final.
“Estamos muito felizes pelo resultado. Mas, é óbvio que podíamos e queríamos mais. O nível é muito alto é colocamos o Brasil entre os quatro melhores do mundo. Vamos seguir evoluindo”, relatou Jefferson Socas.
O título no naipe masculino ficou com a Sérvia, que superou os Estados Unidos (21 a 19) na grande final. Já na decisão feminina, os Estados Unidos bateram a França (16 a 12).