Primeiro desafio será contra Cuba
A Seleção Brasileira começa neste sábado (1º de julho) o seu caminho para a Olimpíada de Paris 2024. Em León, no México, o Brasil estreia na FIBA Womens AmeriCup 2023, o primeiro passo para retornar aos Jogos Olímpicos. O rival da estreia no Grupo A será Cuba, a partir das 15h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN.
“Campeonato duro, difícil, não temos muita margem para manobra. Não tem jogo fácil. Vamos buscar fazer o nosso melhor. Temos Cuba, que vem crescendo muito no cenário novamente, a Argentina, que fizemos jogo duríssimo no Sul-americano do ano passado. O nível mundial do basquete feminino está cada vez mais aumentando” relatou o técnico Jose Neto.
O Brasil esteve no pódio nas duas últimas edições da FIBA Womens AmeriCup, conquistando a medalha bronze. Além de Cuba, o time ainda encara Venezuela, Argentina e Estados Unidos na primeira fase.
“Não tem sonho maior de um atleta do Brasil do que vestir a camisa do Brasil em uma Olimpíada, sei que temos muito trabalho, mas isso é o que nos move aqui, nos clubes e no nosso dia a dia”, comentou a armadora Débora da Costa.
Formato de disputa: as equipes jogam dentro dos seus grupos, em turno único e as quatro nações avançam para as quartas-de-final (1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B, 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B). Em seguida, ocorrem a semifinais e a grande final. De acordo com o calendário, a primeira fase será jogada de 1º a 05 de julho. As quartas-de-final serão jogadas no dia 07, a semifinal no dia 08, enquanto a grande final acontece em 09 de julho.
Além disso, a FIBA Womens AmeriCup 2023 dá ao campeão e ao vice-campeão uma vaga direta para o Pré-olímpico Mundial. O terceiro, quarto, quinto e sexto colocados vão para o Pré-olímpico das Américas, uma etapa anterior à disputa mundial.
Seleção Brasileira
Armadoras: Débora Costa (Sesi Araraquara) e Alana Gonçalo (Sampaio Basquete)
Alas/armadoras: Tainá Paixão (Sampaio Basquete), Isabela Ramona (Samara-RUS) e Gabriella “Sosso” Soares (Sesi Araraquara)
Alas: Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete) e Emanuely de Oliveira (Sampaio Basquete)
Alas/pivôs: Damiris Dantas (Fuerza Regia-MEX), Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André) e Aline Moura (Sesi Araraquara)
Pivôs: Erika de Souza (Sampaio Basquete) e Kamilla Cardoso (South Carolina-EUA)
Comissão Técnica: Roseli Gustavo (diretora do naipe feminino), Monica Atílio (líder operacional), Giovana Romano Rangel (apoio técnico), José Neto (técnico), Virgil Lopez e João Camargo Neto (auxiliares técnicos), Diego Falcão e Rafael Bernardelli (preparadores físicos), Jordana Reis e Isabel Cristina (fisioterapeutas), Paulo Szeles (médico), Juliana Bouvie (massoterapeuta) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)
Jogos do Brasil
1º de julho (sábado): Brasil x Cuba, às 15h10
02 de julho (domingo): Brasil x Venezuela, às 15h10
03 de julho (segunda-feira): Brasil x Argentina, às 17h40
04 de julho (terça-feira): Brasil x Estados Unidos, às 17h40
(*) Todos no horário de Brasília (DF)