Na sequência da primeira fase, o Brasil encara Porto Rico e Paraguai
A Seleção Brasileira Adulta Feminina estreia nos Jogos Pan-americanos – 2019, nesta terça-feira (06 de agosto), às 15h30 (de Brasília), enfrentando o Canadá, no Coliseu Eduardo Dibós, em Lima, no Peru. Na fase inicial da competição, o Brasil aparece no Grupo A, ao lado de Porto Rico e Paraguai, além da já citada equipe canadense.
Para o técnico José Neto, que fará a sua estreia no comando do selecionado nacional, este primeiro desafio dará a chance de o grupo colocar em prática o que foi trabalhado durante os treinamentos. “Será a primeira partida na competição neste novo processo da Seleção Brasileira Feminina. Estamos todos motivados, mesmo sabendo que o Canadá é uma equipe muito forte, que vem para a competição com favoritismo. Nosso objetivo para este compromisso é colocar em prática aquilo que trabalhamos durante a preparação, para que possamos fazer um jogo equilibrado e surpreender”, comentou.
“Sabemos que este é um campeonato difícil, são jogos seguidos e cada um deles vai ter uma história diferente; entendemos também que para conseguirmos alcançar os objetivos que foram traçados, temos que ter muito empenho e bastante dedicação com as informações táticas que recebemos para podermos cumprir da melhor forma possível e termos boas consequências disso”, complementou a experiente pivô Clarissa dos Santos.
Na sequência da primeira fase, o Brasil encara Porto Rico, na quarta-feira (07 de agosto), às 23h (de Brasília), e o Paraguai, na quinta-feira (08 de agosto), às 20h (de Brasília). Já o Grupo B, nesta fase inicial, é composto por Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Ilhas Virgens.
De acordo com o regulamento, na primeira fase os selecionados jogam entre si, em turno único e dentro das suas respectivas chaves; e os dois melhores de cada uma delas se garantem na semifinal. Na semifinal, que será disputada no dia 09 de agosto (sexta-feira), às 20h e 23h (de Brasília), acontecem estes cruzamentos: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A. Os vencedores disputam a medalha de ouro, enquanto os perdedores definem o ganhador da medalha de bronze, no dia 10 de agosto (sábado), a partir da 20h (de Brasília).
Seleção Brasileira: 03. Isabela RAMONA Lyra Macedo (escolta); 05. Raphaella MONTEIRO da Silva (lateral); 07. Patrícia Teixeira Ribeiro, a PATTY (escolta); 08. Tainá Mayara da PAIXÃO (escolta); 09. LAYS da Silva (armadora); 10. Tatiane Pacheco Nascimento, a TATI (lateral); 11. Clarissa Cristina DOS SANTOS (ala/pivô); 12. Aline Cristina Cezário de MOURA (ala/pivô); 14. Érika Cristina DE SOUZA (pivô); 18. DÉBORA Fernandes da Costa (armadora); 24. Stephanie Carmen SOARES (ala/pivô); e 77. Izabella Frederico SANGALLI (lateral).
Comissão Técnica: Adriana Aparecida dos Santos Lopez (gerente técnica); Bruno Gomes de Valentin e Ricardo Brito de Carvalho (administradores); José Alves dos Santos Neto (técnico); Virgil Marc Michel Lopez e João Almeida Camargo Neto (assistentes técnicos); Diego Maroja Falcão (preparador físico); Paulo Roberto de Queiroz Szeles (médico); Isabel Cristina Castro Rosa e Jordana Reis da Silva (fisioterapeutas) e Juliana Bouvie (massagista).