Jogo é muito importante para o selecionado nacional, que está na briga para se garantir na FIBA World Cup 2023
A Seleção Brasileira Masculina enfrenta os Estados Unidos, nesta sexta-feira (11 de novembro), às 18h (de Brasília), no Washington Entertainment & Sporto, em Washington DC (EUA), na sequência da Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023. O jogo terá transmissão ao vivo pelos canais ESPN.
O técnico Gustavo De Conti, do selecionado nacional, está ciente da importância deste confronto para as pretensões brasileiras de garantir uma vaga na FIBA World Cup 2023. “É uma janela fundamental para a nossa busca por uma vaga no Mundial e vamos trabalhar para manter o bom momento da AmeriCup, quando crescemos jogo a jogo na competição, melhorando principalmente, no jogo coletivo. Estados Unidos e México são rivais duríssimos, mas acredito na força do nosso grupo”, disse o técnico Gustavo De Conti.
“Jogo muito importante para a nossa busca pela classificação, assim como o duelo contra o México. Sabemos que é um duelo difícil, na casa deles, mas temos um time que se conhece muito mais, que joga há mais tempo junto e que isso pode ajudar bastante”, completou o armador Marcelinho Huertas.
O Brasil é o segundo colocado em seu grupo das Eliminatórias, com cinco vitórias e três derrotas. A liderança é dos Estados Unidos, que contabilizam sete vitórias e uma derrota. O México e o Uruguai aparecem na sequência com campanha similar à brasileira, mas levando desvantagem nos critérios de desempate. No outro grupo, Canadá, Venezuela e Argentina são os três primeiros colocados.
Depois do duelo contra o time norte-americano, na madrugada de terça-feira (15 de novembro), às 0h30 (de Brasília), em Chihuahua (MEX), o selecionado nacional enfrenta o México. Após esses confrontos, o Brasil fecha as Eliminatórias em casa, recebendo Porto Rico e Estados Unidos, em fevereiro do próximo ano, em locais que ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
No final da etapa das Eliminatórias, os três melhores de cada grupo, além do melhor quarto colocado (independente da chave), se garantem na FIBA World Cup 2023.
Convocados
Armadores: Marcelo Huertas (Lenovo Tenerife-ESP) e Yago Mateus (Ratiopharm Ulm-ALE)
Alas/Armadores: Georginho de Paula (Sesi Franca Basquete), Vitor Benite (Gran Canaria-ESP) e Gui Deodato (CR Flamengo)
Alas: Rafael Mineiro (CR Flamengo) e Léo Meindl (U Banca-ROM)
Alas/Pivôs: Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), Tim Soares (Sydney Kings-AUS) e Bruno Caboclo (Capitanes-MEX)
Pivôs: Lucas Mariano (Sesi Franca Basquete), Cristiano Felício (Granada-ESP)
Comissão Técnica: Marcelo Sousa (diretor executivo), Diego Jeleilate (diretor técnico), Bruno Valentin (gerente administrativo), Gustavo De Conti (técnico), Helinho Garcia e Vitor Galvani (assistentes técnicos), Carlos Andreoli (diretor do Departamento de Saúde), Felipe Tadiello (chefe da Fisioterapia), Bruno Nicolaci (preparador físico), Paulo Szeles (médico), Rafael Plein (fisioterapeuta), Denise Silva (nutricionista) PH Pereira (massoterapeuta) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)