Equipe brasileira esteve na frente até o último quarto, quando tomou a virada

O Brasil abriu a sua participação na 2ª Fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023 (FIBA Basketball World Cup 2023 Americas Qualifiers), na noite desta quinta-feira (25 de agosto), sendo superado por Porto Rico, 75 a 72 (36 a 43 no primeiro tempo), em jogo realizado no Coliseo Roberto Clemente, na cidade de San Juan, capital porto-riquenha.

O selecionado nacional começou o jogo muito bem e comandou as ações no quarto inicial, logo assumindo a dianteira do marcador. O time comandado pelo técnico Gustavo De Conti esteve bem nos dois lados da quadra e conseguiu fugir um pouco, sem dar chances ao adversário. No segundo período, o duelo ficou mais igual, mas com a equipe da casa ligeiramente na frente – 15 a 24 (primeiro quarto) e 21 a 19 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, o equilíbrio foi à tônica, pois as duas nações renderam o mesmo. Nos dez minutos finais, Porto Rico cresceu de produção e foi dominante no período. Desta forma, conseguiu aplicar a virada nos minutos finais e venceu em casa na abertura da segunda fase – 16 a 16 (terceiro quarto) e 23 a 13 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Lucas Dias (16 pontos e 05 rebotes) e Leonardo Meindl (15 pontos e 04 rebotes), pelo Brasil; Tremont Waters (29 pontos e 06 assistências) e Christopher Ortiz (15 pontos e 05 rebotes), em favor de Porto Rico.

Com esse resultado, a equipe brasileira soma cinco vitórias e duas derrotas, ocupando a segunda colocação na classificação geral do Grupo F. Os Estados Unidos lideram, com seis vitórias e uma derrota.

 

Foto: FIBA

 

O próximo compromisso do selecionado nacional será contra o México, na segunda-feira (29 de agosto), às 19h30 (de Brasília), na Arena Jaraguá, na cidade de Jaraguá do Sul (SC), pela segunda partida da ‘quarta janela’ das FIBA Basketball World Cup 2023 Americas Qualifiers.