Selecionado nacional passou pela República Dominicana nas quartas-de-final
O Brasil garantiu vaga na semifinal da FIBA AmeriCup 2022 ao derrotar a República Dominicana, na noite desta quinta-feira (08 de setembro), por 80 a 68 (44 a 22 no primeiro tempo), pelas quartas-de-final, atuando no ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no Recife (PE).
O Brasil começou muito bem o jogo, marcando forte e aproveitando bem os lances ofensivos, abrindo boa vantagem ao jogar no ritmo elevado do armador Marcelinho Huertas e no bom trabalho de garrafão dos pivôs Cristiano Felício e Lucas Mariano. Esse panorama perdurou até a metade do primeiro período, quando a República Dominicana foi crescendo gradativamente e tirou toda vantagem, assumindo o comando do placar (18 a 20)
No segundo quarto, quem esteve melhor até a metade foi o conjunto dominicano, que chegou a aumentar sua vantagem, mas o selecionado nacional conseguiu a recuperação na parte final do período não deixando o adversário desgarrar (16 a 17).
Na volta do intervalo, o jogo ficou equilibrado até a República Dominicana perder um dos seus melhores jogadores na partida, Angel Delgado, desqualificado por receber duas faltas técnicas, devido à acintosa reclamação. A partir daí o Brasil cresceu, assumiu o comando do marcador (21 a 18).
Nos dez minutos finais, a Seleção Brasileira manteve o quadro evolutivo, ficou na frente e abriu mais a sua vantagem para vencer e se garantir na semifinal (25 a 13).
Os destaques foram Cristiano Felício (16 pontos), Marcelinho Huertas (15 pontos, 04 rebotes e 06 assistências) e Leonardo Meindl (14 pontos, 07 rebotes e 03 assistências), pelo selecionado nacional; Andres Feliz (14 pontos e 04 assistências) e Jeromy Rodriguez (14 pontos e 07 rebotes), em favor da equipe dominicana.
Na semifinal, o Brasil vai reencontrar o Canadá, neste sábado (10 de setembro), às 20h10 (de Brasília), no ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no Recife (PE). A outra semifinal, entre Estados Unidos e Argentina, ocorre às 17h40 (de Brasília).