Competição acontece de 16 a 27 de julho, na Alemanha

Por meio de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o Brasil estará representado nas disputas de basquete masculino e feminino da 32ª edição dos Jogos Mundiais Universitários 2025, que acontecem de 16 a 27 de julho, na Alemanha.

Foto: Divulgação

A Seleção Brasileira Masculina, medalhista de prata na edição de 2023, está no Grupo C e enfrentará as seleções da República Tcheca, Filipinas e Polônia na fase de grupos. Já a Seleção Feminina, também no Grupo C, terá como adversárias as equipes da Lituânia, Hungria e Japão.

“Essa competição enriquece nosso calendário, pois oferece aos nossos atletas a oportunidade de participar de uma competição de alto nível. Tanto no feminino quanto no masculino, contamos com muitos atletas elegíveis que buscarão alcançar as melhores posições possíveis. Estamos felizes em ter essa parceria com a CBDU”, comentou Bruno Valentin, diretor de Seleções.

A competição é destinada a atletas universitários com idade entre 18 e 25 anos até 31 de dezembro do ano do evento — ou seja, nascidos entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2007 — e que tenham sido indicados por suas federações esportivas universitárias nacionais.

“A CBDU mais uma vez garante a participação do basquete brasileiro nos Jogos Mundiais Universitários, tanto no masculino quanto no feminino. Isso é fruto de uma parceria entre a CBDU e a CBB, um projeto que não visa apenas a participação do Brasil, mas também a oportunidade de jovens atletas do esporte receberem bolsas de estudo no Brasil, além de disputarem competições internacionais de alto nível técnico, como os Jogos Mundiais Universitários. É uma plataforma de desenvolvimento para o atleta, firmado em parceria entre CBDU e CBB afim de fomentar o esporte e desenvolver socialmente os jovens através da formação educacional, afinal esses jogadores serão referências para outras gerações”, finalizou Luciano Cabral, presidente da CBDU.