Brasil fechou as Eliminatórias na quarta colocação do Grupo F e levou vantagem sobre a Argentina na busca da última vaga
A Seleção Brasileira Adulta Masculina garantiu classificação para a Copa do Mundo ao derrotar os Estados Unidos, na noite de domingo (26 de fevereiro), por 83 a 76 (39 a 35 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS), válido pela última rodada das Eliminatórias.
“Classificação valorizada demais. Uma Eliminatória muito equilibrada, de muita dificuldade, e que conseguimos a nossa classificação com méritos. Parabéns a todos os atletas. Significa demais, é uma geração que não vai deixar de participar de um torneio tão importante e que não ficará marcada por não se classificar pela primeira vez”, comentou o técnico Gustavo De Conti.
O Brasil começou melhor o jogo e logo passou a comandar o marcador, mantendo um ritmo defensivo forte, com o técnico Gustavo De Conti revezando bastante o time em quadra, e fazendo com que o adversário tentasse as bolas de fora ou cometesse erros na troca dos passes. Com isso, o selecionado nacional ficou na frente no quarto inicial. O Brasil poderia ter desgarrado mais, mas voltou a cometer erros não forçados e o conjunto norte-americano baixou a diferença, ficando na frente no segundo – 22 a 16 (primeiro quarto) e 17 a 19 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, a equipe visitante chegou a assustar e igualou as ações, mas a entrada de Rafael Hettsheimeir, que fez um excelente trabalho de garrafão, levando ampla vantagem sobre os adversários, e atuação destacada do conjunto, com cada jogador dando sua contribuição, o Brasil se recuperou e ficou ligeiramente na frente no terceiro período. Os dez minutos definas foram eletrizantes, mas a equipe brasileira, diferente do que aconteceu contra Porto Rico, controlou bem os seus nervos e com Yago Mateus ditando o ritmo do jogo e Bruno Caboclo mantendo a costumeira eficiência nos dois lados da quadra, controlou a tentativa de recuperação norte-americana e chegou ao resultado positivo da classificação – 23 a 19 (terceiro quarto) e 21 a 22 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Bruno Caboclo (21 pontos e 08 rebotes), Yago Mateus (17 pontos e 08 assistências), Leonardo Meindl (11 pontos e 04 rebotes) e Rafael Hettsheimeir (11 pontos), em favor do Brasil; Langston Galloway (19 pontos e 05 rebotes) e Elijah Pemberton (09 pontos), em favor dos Estados Unidos.
A classificação final do Grupo F ficou assim:
1º) Estados Unidos (09 vitórias e 03 derrotas)
2º) Porto Rico (08 vitórias e 04 derrotas)
3º) México (08 vitórias e 04 derrotas)
4º) Brasil (08 vitórias e 04 derrotas)
5º) Uruguai (05 vitórias e 07 derrotas)
6º) Colômbia (03 vitórias e 09 derrotas)
Classificados: Estados Unidos, Porto Rico, México e Brasil (levou vantagem sobre a Argentina como o melhor quarto colocado)
Já do Grupo E:
1º) Canadá (11 vitórias e 01 derrota)
2º) República Dominicana (09 vitórias e 03 derrotas)
3º) Venezuela (08 vitórias e 04 derrotas)
4º) Argentina (08 vitórias e 04 derrotas)
5º) Panamá (03 vitórias e 09 derrotas)
6º) Bahamas (03 vitórias e 09 derrotas)
Classificados: Canadá, República Dominicana e Venezuela