Com grande atuação de Vitor Benite, Rafael Hettsheimeir e Marcelinho Huertas, o Brasil venceu a Colômbia, nesta segunda-feira (02 de julho), por 98 a 71 (45 a 34 no primeiro tempo), em Medellín, Colômbia, e avançou à segunda fase das Eliminatórias das Américas para a Copa do Mundo FIBA 2019 com cinco vitórias e apenas uma derrota.
O trio comandou a vitória brasileira. Com 19 pontos, cinco rebotes e três assistências, Huertas comandou a vitória e foi o dono do jogo. Já Benite, com 28 pontos, sendo seis bolas de três, estava com a mão quente e foi o cestinha, enquanto Hettsheimeir acertou cinco das sete bolas de três tentadas e anotou 19 pontos.
A Seleção comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic não quis dar chance ao azar e abriu 6 a 0 logo nos três minutos iniciais. Mas os colombianos não queriam fazer feio para o bom público que compareceu ao Coliseo Ivan de Bedout. Liderados por Ortiz, que anotou sete pontos no quarto, os donos da casa diminuíram o prejuízo para apenas dois pontos. Mas com três bolas de três seguidas, duas de Hettsheimeir e uma de Cipolini, que entraram nos lugares de Varejão e Lucas Dias, respectivamente, o Brasil abriu novamente e terminou o primeiro período vencendo por 21 a 14.
Com um time quase todo modificado, a Seleção voltou desligada e deixou os colombianos encostarem novamente. Depois de três minutos sem pontuar, o Brasil acordou, fez cinco pontos seguidos e respirou. A Colômbia esboçou uma reação, mas Benite, com mais duas bolas de três seguidas, calou o ginásio e colocou o Brasil 10 pontos à frente. Antes do intervalo, Atencia diminuiu para os donos da casa, mas Huertas, com uma bola de três, fez seu décimo ponto e deu números finais ao primeiro tempo: 45 a 34.
Logo na volta do vestiário, a Seleção ficou sem sua principal arma ofensiva. Benite cometeu sua quarta falta e foi para o banco, mas Marcelinho Huertas continuava com a mão quente. Com sua segunda bola de três no jogo, o capitão brasileiro aumentou a vantagem para 13 pontos. Os colombianos sentiram e daí em diante a Seleção deslanchou. Mesmo com muitas trocas e um quinteto quase todo reserva, o Brasil terminou o terceiro quarto vencendo por 28 pontos.
Com o jogo resolvido, Petrovic iniciou o último período com um time todo novo, inclusive com Jimmy e Renan, os únicos que não atuaram contra a Venezuela. Mas, quem aproveitou os 10 minutos finais foi Scott Machado, que anotou oito pontos e seis rebotes. Benite, que voltou do banco, anotou mais cinco pontos para chegar a 28 e terminar o jogo como cestinha.
Benite destacou a mudança de atitude da equipe da partida de sexta contra a Venezuela para a de hoje contra a Colômbia. “A atitude do time, desde os jogadores que começaram no banco até os que começaram na quadra, todos com uma atitude muito vibrante, a gente indo pra cima, impondo nosso ritmo, fazendo o time da Colômbia errar… e o basquete é um jogo longo, se você mantém essa intensidade, em algum momento o talento, o jogo coletivo do Brasil ia prevalecer, então acho que isso foi muito bem feito, estávamos mais concentrados, mais no jogo, todos os que entraram assumiram a responsabilidade, fizeram um excelente papel. Essa tem que ser a mentalidade para as próximas janelas, continuar com o jogo coletivo e buscando sempre melhorar”, avaliou o lateral.
Jogaram e pontuaram pela Seleção Brasileira: Marcelinho Huertas (19 pontos), Vitor Benite (28 pontos), Leo Meindl (02 pontos), Lucas Dias (04 pontos) e Anderson Varejão (07 pontos). Entraram: Jhonatan Luz, Rafael Hettsheimeir (19 pontos), Cipolini (07 pontos), Scott Machado (10 pontos), Jimmy Dreher, Yago Matheus (02 pontos) e Renan Lenz (01 ponto). Técnico: Aleksandar Petrovic