A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina foi derrotada pela República Tcheca, nesta quarta-feira (11 de agosto), por 74 a 64 (34 a 33 no primeiro tempo), em jogo válido pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo – 2021, disputado no Hodo Imre Sports Hall, na cidade de Debrecen, na Hungria.
Diferente do que aconteceu na fase inicial, o selecionado nacional foi muito bem no primeiro tempo, jogando em igualdade com o forte rival, conseguindo neutralizar algumas bolas do representante europeu e atacando com mais consciência. Com isso, não deixou o adversário desgarrar – 15 a 14 (primeiro quarto) e 19 a 19 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, o Brasil sentiu o desgaste e não conseguiu acompanhar o ritmo imposto pela República Tcheca – enquanto o selecionado nacional rodou apenas sete jogadoras em quadra, a equipe tcheca colocou todas as suas jogadoras para jogar. Desta forma, a diferença cresceu.
Já nos dez minutos finais, as brasileiras, mesmo desgastadas ao extremo, conseguiram a superação e equilibraram as ações, ficando ligeiramente na frente, mas sem conseguir alterar o panorama da partida – 21 a 11 (terceiro quarto) e 19 a 20 (quarto final).
Os principais nomes foram Katerina Zeithammerova (15 pontos e 07 assistências) e Petra Malikova (15 pontos e 09 rebotes), pelo time tcheco; Raiane dos Santos (19 pontos e 06 rebotes) e Maisa Pereira (12 pontos e 09 rebotes), em favor do Brasil.
O Brasil agora disputa do 9º ao 16 lugar: a equipe nacional enfrenta a Itália, sexta-feira (13 de agosto), às 09h (de Brasília), no Olah Gabor Sports Hall, em Debrecen, na Hungria. Já as quartas-de-final ficaram assim: Austrália x Canadá, Rússia x Mali, Hungria x República Tcheca e Estados Unidos x Espanha.