Sorteio foi realizado neste sábado (29) em Manila, capital das Filipinas
O Brasil conheceu, na manhã deste sábado (29 de abril), o seu caminho na FIBA World Cup 2023, que distribui sete vagas para a Olimpíada de Paris 2024, sendo duas para as Américas. O sorteio, realizado em Manila, capital das Filipinas, definiu o Irã, Costa do Marfim e a Espanha no Grupo G como rivais na primeira fase da competição, que começa em 25 de agosto (sexta-feira), nas Filipinas, Indonésia e no Japão.
O evento também definiu a cidade de Jacarta, capital da Indonésia, como a sede do Brasil na competição mundial. “Nosso grupo é muito forte, com a Espanha, atual campeã, e dois países com o basquete em crescimento, a Costa do Marfim e o Irã. Além disso, numa hipotética segunda fase, temos o grupo com Letônia, Líbano, Canadá e França. Primeiro, o foco é na primeira fase, onde temos que nos concentrar e trabalhar para avançar de fase. Pensar uma coisa de cada vez. Mas, não temos que escolher. Estamos em um Mundial. Só os melhores times do mundo”, analisou o técnico Gustavo De Conti.
Pelo formato de disputa da FIBA World Cup 2023, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas (turno único). As duas melhores nações avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, que conta com Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, a Seleção Brasileira faz mais dois jogos, apenas contra os países que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, dois selecionados se garantem nas quartas-de-final.
Para obter uma vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024 através da FIBA World Cup, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas. Jogam também a competição pelo continente: Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.
Nas próximas semanas, a direção do naipe masculino da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) irá divulgar toda a programação de preparação do selecionado nacional visando à FIBA World Cup, com informações sobre a convocação, treinos e os amistosos.
Grupo A: Angola, República Dominicana, Filipinas e Itália
Grupo B: Sudão do Sul, Sérvia, China e Porto Rico
Grupo C: Estados Unidos, Jordânia, Grécia e Nova Zelândia
Grupo D: Egito, México, Montenegro e Lituânia
Grupo E: Alemanha, Finlândia, Austrália e Japão
Grupo F: Eslovênia, Cabo Verde, Geórgia e Venezuela
Grupo G: Irã, Espanha, Costa do Marfim e Brasil
Grupo H: Canadá, Letônia, Líbano e França