Competição será jogada de 15 de junho a 23 de julho, em Madrid, na Espanha
A Seleção Brasileira conheceu nesta segunda-feira (27 de março), os seus rivais na FIBA U19 Womens Basketball World Cup 2023 (Copa do Mundo Sub-19 Feminina), que será realizada em Madri, na Espanha, entre os dias 15 de junho e 23 de julho. Na fase inicial, o selecionado nacional integra o Grupo C, ao lado de Japão, Lituânia e Itália. O naipe feminino da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que tem a ex-jogadora Roseli do Carmo como diretora, vai definir nos próximos dias o comando da Seleção Brasileira Sub-19, além de toda a composição da comissão técnica.
Pela forma de disputa, as nações jogam entre si, em turno único e dentro de suas respectivas chaves. Todas as seleções avançam para a segunda fase, quando começa a fase eliminatória. O Grupo C, que conta com o Brasil cruza com a Chave D, composta por Egito, Canadá, China e República Tcheca, da seguinte forma: 1º colocado do Grupo C x 4º colocado do Grupo D, 2º colocado do Grupo C x 3º colocado do Grupo D, 3º colocado do Grupo C x 2º colocado do Grupo D e 4º colocado do Grupo C x 1º colocado do Grupo D.
O Grupo A está assim formatado: Argentina, França, Austrália e França. Já o Grupo B: Mali, Alemanha, Taipé e Estados Unidos. Assim como ocorre com as chaves já citadas, os dois grupos se encontram na primeira fase eliminatória, seguindo os mesmos moldes de disputa.
O Brasil chega à FIBA U19 Womens Basketball World Cup 2023 após o título invicto do Sul-americano sub-18 e do quarto lugar na FIBA Womens U18 AmeriCup, competições disputadas em 2022.