A Seleção Brasileira Sub-16 Feminina conseguiu a recuperação na Copa América da categoria ao derrotar Costa Rica, nesta quarta-feira (25 de agosto), por 73 a 31 (40 a 17 no primeiro tempo), em jogo válido pela terceira rodada da fase inicial, disputado no Domo de la Feria, na cidade de Leon, Guanajuato, no México.
Depois de um primeiro quarto, com a equipe costarriquenha ligeiramente melhor, nos demais períodos só deu Brasil, que impôs o seu ritmo de jogo e foi soberano na partida, aumentado a sua vantagem gradualmente – 10 a 12 (primeiro quarto), 30 a 05 (segundo quarto), 17 a 11 (terceiro quarto) e 16 a 03 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Aaliyah Guyton (18 pontos e 07 rebotes) e Ana Carolina Ferreira Lopes (12 pontos), pelo selecionado sul-americano; Maria Alejandra Camareno (07 pontos e 08 rebotes) e Shaima Lewis (07 pontos e 08 rebotes), em favor da equipe centro-americana.
Com a primeira vitória na competição, o Brasil concluiu a primeira fase na terceira colocação do Grupo A, com uma vitória e duas derrotas. O líder foi o Canadá (03 vitórias), seguido por Porto Rico (02 vitórias e 01 derrota) no segundo lugar. Fechando a chave, a Costa Rica ficou em quatro (03 derrotas).
O selecionado nacional aguarda a definição do Grupo B para saber quem será o seu adversário nas quartas-de-final.