SC Corinthians Paulista e Pato Basquete também obtêm êxito na rodada
O Botafogo FR-RJ garantiu a primeira vitória no Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) ao derrotar BRB/Brasília-DF, nesta terça-feira (14 de novembro) por 89 a 78 (55 a 38 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), no Rio de Janeiro (RJ).
O Fogão comandou as ações ao longo do primeiro tempo, ficando na frente nos dois quartos iniciais. Com isso, assumiu a liderança do placar e abriu vantagem. Na volta do intervalo, o representante do Distrito Federal viveu seu melhor momento na partida e baixou a diferença, mas o Botafogo FR retornou o ritmo inicial para se manter na frente e vencer a primeira na competição – 21 a 15 (primeiro quarto), 32 a 23 (segundo quarto), 15 a 24 (terceiro quarto) e 21 a 16 (quarto final).
Os destaques foram o norte-americano Isaac Thornton (25 pontos e 04 rebotes) e Mateusinho Brito (17 pontos e 04 assistências), em favor do Botafogo FR; os norte-americanos Christian Alaekwe (26 pontos e 07 rebotes) e Thomas Cooper (25 pontos, 04 rebotes e 06 assistências), em favor do BRB/Brasília.
Com este resultado, o Botafogo FR subiu para a 18ª colocação na classificação geral, com uma vitória e sete derrotas. O BRB/Brasília aparece no 14º lugar, com duas vitórias e quatro derrotas.
O SC Corinthians Paulista-SP levou vantagem no ‘Clássico Majestoso’ ao suplantar o São Paulo FC-SP, por 81 a 78 (39 a 34 no primeiro tempo), jogando no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP). O Timão ficou na frente nos dois quartos iniciais e passou a liderar o placar. Na volta do intervalo, o Tricolor liderou os dois quartos finais, ambos com vantagem mínima, o que não foi suficiente para mudar o panorama – 19 a 16 (primeiro quarto), 20 a 18 (segundo quarto), 18 a 19 (terceiro quarto) e 24 a 25 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Cauê Borges (19 pontos, 06 rebotes e 05 assistências) e Daniel Onwenu (18 pontos e 07 rebotes), pelo SC Corinthians Paulista; Vitor Faverani (20 pontos e 03 rebotes) e Ricardo “The Killer” Fischer (15 pontos), em favor do São Paulo FC.
“Foi uma vitória muito importante, já que perdemos os últimos dois jogos, então foi bom para dar uma moral e foi nosso primeiro jogo em casa, sempre bom com a torcida nos apoiando”, relatou o ala/armador Cauê Borges, do SC Corinthians Paulista.
Na classificação geral, o SC Corinthians Paulista é o oitavo colocado na classificação geral, com três vitórias e duas derrotas. O São Paulo FC está posicionado no 17º lugar, com uma vitória e cinco derrotas.
Por fim, o Pato Basquete-PR derrotou o Bauru Basquete-SP, por 73 a 70 (33 a 38 no primeiro tempo), atuando no ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR). O primeiro tempo foi de alternância, com cada equipe comandando um período. Já no segundo tempo, o Pato Basquete ficou na frente no terceiro quarto e controlou a tentativa de recuperação do adversário nos dez minutos finais para confirmar o mando de quadra e vencer – 19 a 17 (primeiro quarto), 24 a 21 (segundo quarto), 22 a 14 (terceiro quarto) e 18 a 18 (quarto final).
Os máximos anotadores foram Gabriel Novaes (23 pontos e 12 rebotes – double-double), o venezuelano Jose Materan (12 pontos e 05 rebotes) e Du Sommer (12 pontos e 06 rebotes), pelo Pato Basquete; Anderson Rodrigues (25 pontos e 07 rebotes) e Luis “Gemadinha” Sacco (16 pontos), em favor do Bauru Basket.
“Um resultado importantíssimo para voltarmos ao caminho de vitórias, pois agora estamos com quatro resultados positivos e quatro derrotas. Uma vitória sensacional, por isso, a equipe toda está de parabéns pelo trabalho em quadra. Mandamos esse resultado para o Jece Leite (técnico da equipe), que está com a Seleção Brasileira de base. Uma vitória muito importante também para o Wesley Aguiar, nosso assistente técnico, que comandou a equipe. Agora, é seguir o plano de jogo dos nossos treinadores e trabalhando para seguir evoluindo”, comentou o pivô Gabriel Novaes, do Pato Basquete.
Com este resultado, o Pato Basquete é o 10º colocado, com quatro vitórias e quatro derrotas. O Bauru Basket está no nono lugar, contabilizando quatro vitórias e três derrotas.
A competição tem sequência nesta quarta-feira (15 de novembro), com três partidas: Caxias do Sul Basquete x Mogi das Cruzes Basquete, às 17h (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS); EC União Corinthians x Coop São José Basketball, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS); CR Vasco da Gama x Cerrado Basquete, às 20h (de Brasília), no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).