Ala/armador brasileiro foi eleito o destaque da etapa decisiva
O Hereda San Pablo Burgos, do ala/armador Vitor Benite, garantiu o título da Basketball Champions League – 2020/2021 ao derrotar o turco Pinar Karsiyaka, neste domingo (09 de maio), por 64 a 59 (29 a 28 no primeiro tempo), em jogo final, realizado no Cultural Entertainment Complex, na cidade russa de Nagorny. Além da conquista, o brasileiro foi eleito o jogador mais valioso (MVP) do ‘Final 08’.
Um rendimento melhor que o rival no terceiro quarto foi determinante para o San Pablo Burgos chegar a esta conquista, visto que nos demais períodos, os dois times de alternaram no comando do marcador. A partida foi amarada, com as defesas se mostrando mais eficientes. Com isso, o representante espanhol se valeu da boa performance na volta do intervalo, com presença positiva de Vitor Benite, para abrir vantagem e depois administrar eficientemente nos dez minutos finais – 15 a 13 (primeiro quarto), 14 a 15 (segundo quarto), 17 a 11 (terceiro quarto) e 18 a 20 (quarto final).
Os destaques foram Vitor Benite (15 pontos, 02 rebotes e 02 assistências) e Alex Renfroe (14 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), pelo time espanhol; Amath M’Baye (17 pontos e 08 rebotes) e Raymar Morgan (13 pontos e 06 rebotes), em favor da agremiação turca.
E, Benite recebeu o troféu de principal jogador da etapa decisiva da competição das mãos do ex-jogador russo, Andrei Kirilenko, que foi um excelente jogador, com uma carreira internacional marcante. “Disse a ele que sempre o admirei, que era um grande fã dele quando ele estava jogando, e então pedi a ele que se apressasse e me desse meu troféu”, comentou o capitão de Burgos depois sobre sua interação com a lenda russa, com um grande sorriso no rosto”, comentou Vitor, relatando como foi seu diálogo com o atual presidente da Federação Russa, antes de receber o láureo.
Na definição do terceiro e quarto colocados, o espanhol Casademont Zaragoza bateu o francês SIG Strasbourg, por 89 a 77 (44 a 37 no primeiro tempo) e garantiu a medalha de bronze.