Clube de Campo de Tatuí também vence na rodada inicial da série melhor-de-três
O Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes derrotou o Basquete Diadema, neste sábado (09 de novembro), por 61 a 55 (36 a 31 no primeiro tempo), no primeiro jogo da série melhor-de-três do playoff – semifinal do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2024, a ‘Divisão de Acesso’, disputado no ginásio Municipal Mané Garrincha, em Diadema (SP).
O duelo foi equilibrado, com o time santista saindo na frente e o representante de Diadema não deixando o rival escapar e encostando. No quarto final pesou a maior experiência do time santista, que aproveitou alguns momentos de instabilidade do jovem elenco do Diadema Basquete para fugir no placar e iniciar a série na frente – 18 a 14 (primeiro quarto), 18 a 17 (segundo quarto), 10 a 14 (terceiro quarto) e 15 a 10 (quarto final).
Os maiores pontuadores do Basquete Diadema foram Elto Inácio (14 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Luis Carlos Rossi (14 pontos, 11 pontos e 05 rebotes – double-double). Pelo Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes: Olintho “Dida” Pereira (14 pontos e 04 rebotes) e Gabriel Soldi (12 pontos e 09 rebotes).,
“É muito difícil perder um jogo assim, ainda mais estando fora do banco, mas se uma derrota pode deixar um técnico feliz foi essa. Perceber o entendimento do jogo da equipe nesse momento de finais é ainda ter seu filho (Guilherme Malfi) dirigindo à equipe em meu lugar foi mais uma emoção que o basquete me proporcionou. Vamos com determinação na casa do adversário, pois se há bambu, há flecha”, destacou o técnico Julio Malfi, do Basquete Diadema.
O segundo jogo desta série, que pode ser o decisivo, acontece na quarta-feira (13 de novembro), às 20h30 (de Brasília), em Santos (SP). Uma novo resultado positivo garante o Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes na grande final.
O Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí também saiu na frente ao suplantar o Cravinhos Basketball, por 83 a 78 (40 a 48 no primeiro tempo), jogando no ginásio Álvaro Saiani, em Cravinhos (SP). O time da casa começou melhor o jogo e passou a comandar o marcador, abrindo vantagem. Na sequência, a equipe visitante liderou os três próximos períodos, conseguindo aplicar à virada para iniciar a série na frente – 18 a 28 (primeiro quarto), 22 a 20 (segundo quarto), 21 a 15 (terceiro quarto) e 22 a 15 (quarto final).
Os atletas mais efetivos do Cravinhos Basketball foram Wendell Vasconcelos (17 pontos e 06 rebotes) e Lucas Vachi (11 pontos). Em favor do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí: William Drudi (18 pontos e 05 rebotes) e Aquiles Ferreira (14 pontos e 06 rebotes).
O duelo de número dois desta séria está marcado para quinta-feira (14 de novembro), às 19h30 (de Brasília), em Tatuí (SP). Uma nova vitória coloca o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí na decisão.
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiros totalizarem duas vitórias garantem vaga no playoff – final.
Tabela
09 de novembro (sábado)
Basquete Diadema 55 x 61 Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes
Cravinhos Basketball 78 x 83 Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí
13 de novembro (quarta-feira)
20h30: Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes x Basquete Diadema, em Santos (SP)
14 de novembro (quinta-feira)
19h30: Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí x Cravinhos Basketball, em Tatuí (SP)
20h30: Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes x Basquete Diadema, em Santos (SP) – se necessário
20 de novembro (quarta-feira)
19h30: Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí x Cravinhos Basketball, em Tatuí (SP) – se necessário