Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí estreia bem fora de casa
O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023, a Divisão de Acesso, seguiu nesta quinta-feira (17 de agosto), com a realização de dois jogos, válidos pela fase inicial: o Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis alcançou a segunda vitória, enquanto o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí estreou positivamente.
O Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis venceu a ‘caçula’ Liga de Basketball da Baixada Santista/Mongaguá, por 96 a 42 (49 a 21 no primeiro tempo), no Duelo do Litoral, realizado no ginásio Municipal Poliesportivo Arthur Friedenreich (Arturzão), na cidade de Mongaguá (SP). Desta forma, o time de Santos contabiliza duas vitórias, aparecendo na liderança da competição, enquanto a equipe de Mongaguá ainda não venceu.
A equipe santista esteve no comando do marcador em todos os períodos, construindo uma vitória justa e merecida – 24 a 16 (primeiro quarto), 25 a 05 (segundo quarto), 26 a 13 (terceiro quarto) e 21 a 08 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Felipe Ventura (14 pontos) e Vinicius Barros (08 pontos), pela Liga de Basketball da Baixada Santista/Mongaguá; Guilherme Ruivo (22 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Olintho “Dida” Silva (16 pontos e 05 rebotes), em favor do Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis.
“Vitória importante. Conseguimos impor o nosso ritmo, mostrar a nossa força nos dois lados da quadra e rodar bastante o time para dar confiança ao grupo. O campeonato é longo e cada vitória é importante. É muito bom também ter todos os atletas prontos e com ritmo”, comentou o armador Guga Ceccato, do Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis.
No outro confronto da noite, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí estreou com vitória sobre o América/Unirp/SMEL Rio Preto, por 94 a 79 (53 a 39 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Alberto Cecconi, em São José do Rio Preto (SP).
O time visitante começou melhor e chegou a abrir vantagem, mas a equipe da casa conseguiu se recuperar na parte final do primeiro quarto e encostou. O segundo período começou igual, com o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí na frente, mas desta vez o América/Unirp/SMEL Rio Preto não conseguiu baixar a vantagem – 31 a 25 (primeiro quarto) e 22 a 14 (segundo quarto).
O terceiro quarto foi marcado pelo equilíbrio e a diferença seguindo à mesma. Já nos dez minutos finais, o time de Tatuí voltou ao comando do marcador para vencer fora de casa na estreia da Divisão de Acesso – 17 a 17 (terceiro quarto) e 24 a 23 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Jonathan Maciel (26 pontos, 04 rebotes e 08 assistências) e Eliel Maldonado (22 pontos e 07 rebotes), pelo América/Unirp/SMEL Rio Preto; Rafael Castellon (30 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Igor Araújo (13 pontos e 09 assistências), em favor do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.
“Reformulamos bastante a equipe e temos um grupo é jovem, diferente do que tínhamos na temporada passada. O Castellon vem dando bagagem para essa garotada, assim como o Igor, que apesar de novo, já possui uma boa rodagem, atuando em grandes equipes (São Paulo FC e Bauru Basket). Com isso, temos uma mescla legal. É importante iniciar com uma vitória como essa, ainda mais jogando fora de casa, contra uma equipe dura e que já tem muitos anos de tradição e experiência. Que conta com atletas que já se conhecem. Mas, conseguimos colocar o nosso ritmo e vencemos”, analisou o técnico William Drudi, do time de Tatuí.
O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023, a Divisão de Acesso, tem sequência no sábado (19 de agosto), com a realização de dois jogos: Diadema/Pumas x Liga Sorocabana de Basquete, às 17h (de Brasília), no ginásio Municipal Ayrton Senna, em Diadema (SP), e América/Unirp/SMEL Rio Preto x Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis, às 18h (de Brasília), no ginásio Municipal Alberto Cecconi, em São José do Rio Preto (SP).