Time santista garante conquista da Divisão de Acesso com a segunda vitória na série final
O Basquete Santos sagrou-se tricampeão do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2024 ao derrotar o Clube de Campo de Tatuí, na noite de sexta-feira (29 de novembro), por 59 a 48 (31 a 23 no primeiro tempo), em jogo realizado na Arena Santos, na cidade de Santos (SP), válido pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – final. Com este resultado, o time comandado pelo técnico Daniel Leque fechou a disputa decisiva com duas vitórias e nenhuma derrota.
O time santista liderou os dois quartos iniciais, com vantagens não tão extensas, mas que deram à possibilidade de desgarrar no placar. Na volta do intervalo, o Clube de Campo de Tatuí conseguiu equilibrar, mas nos dez minutos finais, o Basquete Santos voltou a ficar na frente para vencer e fechar a disputa decisiva pela via rápida – 14 a 10 (primeiro quarto), 17 a 13 (segundo quarto), 12 a 12 (terceiro quarto) e 16 a 13 (quarto final).
Os maiores pontuadores do Basquete Santos foram Rafael Frias (12 pontos e 03 rebotes) e Cris Silva (12 pontos, 06 rebotes e 04 assistências). Pelo Clube de Campo de Tatuí: Robsinho Jr (12 pontos e 05 rebotes), Rafael Castellon (10 pontos e 07 rebotes) e Willian Drudi (10 pontos, 13 rebotes e 03 assistências – double-double).
“Foi um jogo muito tenso, desde o começo. O representante de Tatuí veio com a idéia de cadenciar bem a partida e tirar o nosso ritmo por estar atuando fora de casa. No primeiro tempo tomamos algumas decisões erradas, até saíamos para o contra-ataque e corríamos bem a quadra, mas na hora de finalizar decidíamos pela pior opção”, destacou Daniel Leque.
“No segundo tempo conseguimos encaixar mais os nossos movimentos e jogadas. Aí deu certo e marcamos alguns pontos mais fáceis. O tricampeonato foi muito importante para o time nos enche de felicidade, pois é uma conquista inédita e um marco histórico para o Basquete Santos”, completou o comandante do time santista.
“Sensação incrível, ser campeão sempre é muito bom, ser campeão é fruto de um trabalho que fizemos no dia-a-dia. Nesse campeonato oscilamos bastante, mas na série fase final nós conseguimos impor e ditar o ritmo dos jogos. Fizemos ótimas semanas de treino que fez a gente saber como lidar com os momentos da partida”, acrescentou o ala/armador Cris Silva.
Para William Drudi, técnico e jogador do Basquete Tatuí, a equipe cumpriu bem o seu papel nesta competição. “O Clube de Campo de Tatuí vem fazendo boas campanhas ao longo dos anos, estamos conseguindo sempre estar brigando pelas primeiras colocações. Esta é a quinta decisão consecutiva do time, já havíamos garantido o título inédito da Copa São Paulo. Então, é um motivo de muito orgulho, uma equipe prematuramente estar conquistando coisas tão importantes, jogando já dois Campeonatos Brasileiros”, explicou.
“Uma alegria grande para cidade, que apóia o basquete, pois estamos evoluindo gradativamente a cada temporada, jogando em igualdade de condições com equipes tradicionais do estado e do cenário nacional. Agora, é tentar manter isso para o próximo ano”, completou Drudi.
Com esse tricampeonato, a expectativa é que o Basquete Santos pleiteie uma vaga no Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial 2025 e não siga mais uma vez na Divisão de Acesso.
Tabela
24 de novembro (domingo)
Clube de Campo de Tatuí 65 x 81 Basquete Santos
29 de novembro (sexta-feira)
Basquete Santos 59 x 48 Clube de Campo de Tatuí