Etapa decisiva do Campeonato Brasileiro 2023 segue nesta sexta-feira (09 de junho) com mais dois jogos
O Final Four do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 começou nesta quinta-feira (08 de junho), na Arena Hall, em Belo Horizonte (MG), com a realização de dois jogos: Basquete Santos-SP e Cruzeiro Basquete-MG iniciaram positivamente a competição.
No primeiro desafio, o Basquete Santos-SP derrotou a AZ Araraquara-SP, por 75 a 71 (37 a 38 no primeiro tempo). No primeiro tempo, cada equipe dominou um período e o time do interior paulista ficando ligeiramente na frente. Já nos dois períodos finas, o representante do litoral paulista ficou na frente nos dois quartos, assumindo o comando do placar para vencer na abertura da etapa decisiva – 13 a 22 (primeiro quarto), 24 a 16 (segundo quarto), 16 a 13 (terceiro quarto) e 22 a 20 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Olintho “Dida” Silva (18 pontos e 10 rebotes – double-double) e Gabriel Oliveira (17 pontos e 07 rebotes), pelo Basquete Santos; Rafael Stabile (24 pontos, 08 rebotes e 04 assistências) e Gui Santos (20 pontos e 06 rebotes), em favor da AZ Araraquara.
“Vitória muito importante, contra um adversário dos melhores, que está acostumado a jogar esse nível de competição e conta ainda com jogadores experientes. A equipe se comportou muito bem, está criando casca e está crescendo no momento certo. Tivemos atrás do placar duas vezes, mas executamos o nosso plano de jogo e soubemos a hora de virar e ter o controle. Demos um passo importante, mas estamos cientes que não conquistamos nada. Agora, é estudar e analisar o próximo adversário para buscarmos mais um resultado positivo para chegarmos a última rodada dependendo apenas das nossas forças”, analisou o técnico Daniel Leque, do Basquete Santos.
No segundo confronto da noite, o anfitrião Cruzeiro Basquete-MG passou pela Liga Sorocabana de Basquete-SP, por 80 a 64 (46 a 38 no primeiro tempo). A equipe sorocabana foi melhor no quarto inicial, mas nos dois períodos seguintes só deu o time mineiro, que assumiu o comando do placar e desgarrou. A igualdade nos dez minutos finais não alterou o panorama da partida e o time mineiro venceu – 18 a 20 (primeiro quarto), 28 a 18 (segundo quarto), 19 a 11 (terceiro quarto) e 15 a 15 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Pedro Teruel (25 pontos e 03 assistências), Matheus Leoni (13 pontos, 08 assistências e 03 bolas recuperadas) e José Carlos dos Santos (13 pontos e 17 rebotes – double-double), pelo Cruzeiro Basquete; Adler Ribeiro (23 pontos e 03
assistências) e Aquiles Novo (11 pontos e 03 assistências), em favor da Liga Sorocabana de Basquete.
“Sabia que seria um jogo difícil, a Liga Sorocabana é um time muito duro, pois os dois jogos que fizemos na fase de classificação foi assim. No primeiro quarto estiveram um volume grande de bolas de três pontos, com bom aproveitamento. Depois, conseguimos diminuir o espaço e os arremessos de três pontos foram mais contestados e o aproveitamento caiu e conseguimos aproveitar. Demos o primeiro passou, pois foi importante vencer na primeira rodada, mas temos mais dois jogos pela frente e temos que focar na AZ Araraquara”, comentou o técnico Tiago Perez, do Cruzeiro Basquete.
“Foi um jogo duro, mas nos perdemos no começo do segundo tempo e eles abriram vantagem. Depois, não conseguimos encostar mais no placar”, completou Aquiles Novo, lateral da Liga Sorocabana.
Na segunda rodada do Final Four do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 os jogos são esses: Basquete Santos x Liga Sorocabana de Basquete (18h) e Cruzeiro Basquete x AZ Araraquara (20h).
Tabela
08 de junho (quinta-feira): AZ Araraquara 71 x 75 Basquete Santos e Cruzeiro Basquete 80 x 64 Liga Sorocabana de Basquete
09 de junho (sexta-feira): Basquete Santos x Liga Sorocabana de Basquete (18h) e Cruzeiro Basquete x AZ Araraquara (20h)
10 de junho (sábado): Liga Sorocabana de Basquete x AZ Araraquara (18h) e Cruzeiro Basquete x Basquete Santos (20h)
(*) Todos no horário de Brasília (DF)
De acordo com o regulamento do Final Four, todas as equipes se enfrentam em turno único e o dono da melhor campanha ao fim das três rodadas garante o título Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023. O campeão ganha o direito de disputar a próxima edição da Liga Sul-americana de Clubes.