Triunfo acirrado diante do FC Barcelona garantiu o quarto título espanhol para a equipe de Vitoria-Gasteiz

Foto: Baskonia
Foto: Baskonia

O Kirolbet Baskonia sagrou-se campeão da Liga ACB – 2019/2020 ao derrotar o FC Barcelona, nesta terça-feira (30 de junho), por 69 a 67 (33 a 39 no primeiro tempo), em jogo único, disputado no Pabellón Municipal Fuente San Luis, na cidade de Valencia (ESP), válido pela decisão da Fase Final Excepcional. A partida foi bastante acirrada, com as duas equipes lutando pelo resultado positivo, porém sem muito brilho.

O representante de Vitoria-Gasteiz foi ligeiramente melhor no quarto inicial, mas o Barça cresceu bastante no segundo e passou a comandar o marcador, abrindo vantagem – 17 a 16 (primeiro quarto) e 16 a 23 (segundo quarto). Nos dois períodos finais, o técnico Dusko Ivanovic conseguiu acertar a sua equipe em quadra, ficando na frente, com destaque para o terceiro quarto, quando foi melhor e igualou as ações (18 a 12).

Nos dez minutos finais, o equilíbrio seguiu e, calcado no bom rendimento do armador argentino Luca Vildoza, eleito o jogador mais valioso da decisão (MVP), o Kirolbet Baskonia conseguiu a liderança do marcador na reta final da partida e garantiu a conquista de forma eletrizante, pois o adversário ainda teve o arremesso final (18 a 16).

Os destaques foram Thomas Heurtel (21 pontos, 04 rebotes e 05 assistências), Cory Higgins (14 pontos, 03 rebotes e 04 bolas recuperadas), Kyle Kuric (08 pontos e 03 rebotes) e Nikola Mirotic (08 pontos), pelo FC Barcelona; Luca Vildoza (17 pontos, 04 rebotes, 02 assistências e 03 bolas recuperadas), Tornike Shengelia (14 pontos, 04 rebotes, 02 assistências e 02 bolas recuperadas), Ilimane Diop (10 pontos e 07 rebotes) e Shavon Shields (09 pontos e 04 rebotes), em favor do Kirolbet Baskonia.

 

Argentino Luca Vildoza foi eleito o jogador mais valioso da decisão / Foto: ACB
Argentino Luca Vildoza foi eleito o jogador mais valioso da decisão / Foto: ACB