O Basket Osasco manteve o 100% de aproveitamento na Conferencia Gerson Victalino, no turno da fase inicial do Campeonato Brasileiro – 2021, ao derrotar o Anápolis Vultures, neste sábado (13 de fevereiro), por 86 a 83 (77 a 77 no tempo normal e 33 a 31 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Rio Vermelho, na cidade Goiânia (GO).
E foi realmente, um grande jogo, com os dois times lutando pelo resultado positivo e, por conta disso, promovendo muitas alternâncias no comando do marcador. No primeiro tempo, o Basket Osasco foi melhor no quarto inicial, mas o Anápolis Vultures reagiu prontamente no segundo – 19 a 15 (primeiro quarto) e 14 a 16 (segundo quarto).
Nos dois períodos finais, o panorama seguiu o mesmo e a decisão do vencedor foi para o tempo extra. Na prorrogação, o técnico João Ricardo acertou o Basket Osasco, que conseguiu desgarrar um pouco para vencer e seguir com 100% de aproveitamento – 21 a 28 (terceiro quarto), 16 a 25 (quarto final) e 09 a 06 (prorrogação).
Os destaques foram Gustavo Scaglia (23 pontos, 11 rebotes e 04 assistências – double-double) e Luiz Paulo Lupa (18 pontos e 05 rebotes), pelo time paulista; Alef Cesar (24 pontos e 08 rebotes) e Zé Carlos dos Santos (22 pontos e 14 rebotes – double-double), em favor da equipe goiana.
“Nosso time conseguiu cumprir o objetivo. O Anápolis Vultures fez uma grande partida, jogou duro até o final, mas nós soubemos fechar o jogo. Queria parabenizar o nosso elenco pela fase que fez e parabenizar a comissão técnica pelo trabalho vem realizando no Basket Osasco”, comentou o lateral Gustavo Scaglia, do representante paulista.
O Flamengo Blumenau deu sequência ao bom momento ao derrotar o Blackstar/Unisociesc, por 84 a 66 (33 a 39 no primeiro tempo), no duelo catarinense. Foram dois tempos distintos, com o time de Joinville levando vantagem nos dois quartos iniciais e a equipe de Blumenau reagindo nos dois períodos finais, quando conseguiu assumir o comando do marcador para vencer – 18 a 22 (primeiro quarto), 15 a 17 (segundo quarto), 27 a 14 (terceiro quarto) e 24 a 13 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Gabriel Henrique (23 pontos) e João Pedro (15 pontos e 07 rebotes), pelo Flamengo Blumenau; Eduardo Crespo (11 pontos e 04 assistências), Mauro Junior (11 pontos e 12 rebotes – double-double) e Rafinha Santos (11 pontos e 04 rebotes), em favo do Blackstar/Unisociesc.
“Um jogo muito forte e muito duro fisicamente, pois enfrentamos uma equipe muito consistente defensivamente e que joga com intensidade, por isso, tivemos muitas dificuldades para conseguir entrar nessa mesma intensidade, pois é um time que joga com muito contato. No segundo tempo, conseguimos já fazer um bom terceiro quarto, melhorado o aproveitamento e jogando com um pouco mais de velocidade e um pouco mais de intensidade, castigando o nosso adversário no garrafão, posição que eles estavam levando vantagem”, analisou André Germano, técnico do Flamengo Blumenau.
“Uma vitória muito importante para a nossa equipe e classificação, estamos cintes que estamos crescendo e melhorando, mas tem muita coisa pela frente e agora é pensar no segundo turno, ciente que temos muito a melhorar, tanto na parte física, como na questão tática para buscarmos os nossos objetivos nesta competição”, completou Germano.
Por fim, o Botafogo FR superou o Vila Nova/AEGB, por 75 a 59 (39 a 37 no primeiro tempo). O time goiano esteve na frente no quarto inicial, mas em seguida a equipe carioca se acertou e passou a comandar o marcador, não com vantagens tão extensas, mas suficientes para lhe dar uma certa folga e garantir o resultado positivo – 18 a 22 (primeiro quarto), 21 a 15 (segundo quarto), 11 a 09 (terceiro quarto) e 25 a 13 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Paulinho Boracini (32 pontos, 11 rebotes e 04 bolas recuperadas – double-double) e Douglas Correa (23 pontos e 08 rebotes), pela equipe carioca; Gui Bento (11 pontos, 08 rebotes e 05 assistências) e Radamés Diorgio (11 pontos e 08 rebotes), em favor do time goiano.
“Começo do jogo foi bem parelho, a bola de três pontos do Vila Nova estava caindo e estávamos com algumas dificuldades defensivas, onde várias vezes jogadores do adversário encontravam espaço, trocando passes dentro do nosso garrafão. Acredito que a vitória veio a partir do momento que marcamos mais firme e, com certeza, todos do nosso time entraram com muita vontade no jogo e banco ajudou bastante; Paulinho e Douglas fizeram uma grande partida. Acho que esses foram os pontos essenciais do jogo”, analisou o pivô Salatiel Hlawatsch, do Fogão.
Com esses resultados, a classificação da Conferencia Gerson Victalino é essa: 1º) Basket Osasco – 08 pontos (04 vitórias), 2º) Flamengo Blumenau – 08 pontos (02 vitórias e 02 derrotas), 3º) Anápolis Vultures – 08 pontos (02 vitórias e 02 derrotas), 4º) Botafogo FR – 07 pontos (03 vitórias e 01 derrota), 5º) Blackstar/Unisociesc – 06 pontos (01 vitória e 04 derrotas) e 6º) Vila Nova/AEGB – 05 pontos e 05 derrotas.
Para conclusão do turno desta conferencia, falta o jogo entre Basket Osasco e Botafogo FR, remarcado para 06 de março (sábado), às 19h (de Brasília), no ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ).