A terceira rodada da primeira ‘janela’ da Conferência Gerson Victalino, na fase inicial do Campeonato Brasileiro – 2021, ocorreu nesta quarta-feira (10 de fevereiro), com mais três partidas, disputadas no ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO). O Basket Osasco manteve a invencibilidade e se isolou na liderança da competição, enquanto o Flamengo Blumenau venceu a primeira e o Botafogo FR se reabilitou.
O Basket Osasco se isolou na liderança ao derrotar o Vila Nova/AEGB, por 76 a 64 (39 a 43 no primeiro tempo). O representante paulista só cresceu de produção no segundo tempo, quando impôs o seu melhor ritmo e desgarrou no marcador, depois de um primeiro tempo em que cada equipe dominou um período – 24 a 23 (primeiro quarto), 15 a 20 (segundo quarto), 23 a 07 (terceiro quarto) e 14 a 14 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram o argentino Santiago Ludeña (15 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Luis Paulo Lupa (14 pontos e 08 rebotes), pelo time paulista; Guilherme Santos (15 pontos e 08 rebotes) e Julios Jales (10 pontos, 04 rebotes e 04 assistências), em favor da equipe goiana.
“Vitória difícil, pois tivemos que dobrar a atenção e melhorar a nossa defesa no segundo tempo. O Vila Nova soube tirar proveito de erros de defesas que cometemos. Agora, é descansar priorizar a recuperação física da equipe e já estamos trabalhando para os dois próximos confrontos”, comentou o técnico João Ricardo Lourenço, do Basket Osasco.
“Fizemos um ótimo segundo tempo, que nos deu vitória, graças a intensidade e ao trabalho na defesa. Agora, temos um dia para descansar e poder fechar bem a semana com os últimos dois jogos”, complementou o argentino Santiago Ludeña, também da equipe paulista.
Já o Flamengo Blumenau conseguiu a primeira vitória na competição ao bater o Anápolis Vultures, por 85 a 63 (52 a 33 no primeiro tempo). O time catarinense começou melhor e esteve no comando do marcador nos três primeiros quartos, quando conseguiu abrir uma boa vantagem, que foi administrada corretamente nos dez minutos finais – 27 a 20 (primeiro quarto), 25 a 13 (segundo quarto), 20 a 15 (terceiro quarto) e 13 a 15 (quarto final).
Os destaques foram Gabriel Henrique (14 pontos) e Vinicius Vilela (13 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo time catarinense; Leandro Moraes (16 pontos e 09 rebotes) e Alef Cesar (14 pontos), em favor da equipe goiana.
“O nosso time encontrou um ritmo melhor, estamos cientes que cresceremos a cada jogo, pois contamos com jogadores de muita qualidade, que vai ganhando ritmo, mas ainda falta muito na questão do entrosamento e time de jogo. Estamos trabalhando essa situação com os jogadores; tivemos baixo aproveitamento nos dois primeiros compromissos e isso levou a tomar muitas bolas fáceis em contra-ataques dos adversários”, comentou o técnico André Germano, do Flamengo Blumenau.
“Já neste jogo tivemos um aproveitamento melhor, possuímos jogadores que são arremessadores e sempre apresentaram bom aproveitamento na carreira. Uma coisa vai completando a outra e agora é jogo a jogo; temos mais duas partidas fortes pela frente, que precisamos melhorar para seguir nessa caminhada de formação e desenvolvimento do grupo, pensando lá na frente, ou seja, na segunda fase e nas decisões. O grupo está de parabéns, mantivemos a mentalidade intensa a agora é ir crescendo”, completou Germano.
Complementando, o Botafogo FR conseguiu a recuperação ao suplantar o Blackstar/Unisociesc, por 79 a 74 (38 a 39 no primeiro tempo), em jogo equilibrado. O time de Joinville começou bem, mas logo o Fogão deu a resposta e a partida ficou equilibrada; na sequência, o representante carioca seguiu melhor e conseguiu o resultado positivo – 11 a 20 (primeiro quarto), 27 a 19 (segundo quarto), 19 a 13 (terceiro quarto) e 22 a 22 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Douglas Correa (20 pontos e 04 rebotes) e Paulinho Boracini (15 pontos e 06 assistências), pelo representante carioca; Michel Lourencini (20 pontos, 04 rebotes e 04 bolas recuperadas) e Rafinha Santos (15 pontos e 08 rebotes), em favor da equipe catarinense.
“Foi uma vitória dura e suada, não está fácil jogar diariamente, pois os principais jogadores que tenho utilizado estão atuando por uma média de 20 e até 30 minutos e isso gera um desgaste muito grande, não só físico, como mental. Esses atletas são os que puxam mais pontos e as melhores jogadas; chega uma hora que o cansaço é grande e tentamos poupar com o rodízio da equipe, entrando os mais jovens que precisam de rodagem, se acostumar a uma competição como essa e ao estilo de jogo que uso”, comentou o técnico João Batista Guia, do Botafogo FR.
“O time vem crescendo a cada jogo, no meu entendimento não fizemos uma boa partida, por estarmos cansados e fora de posição para decidir uma bola ou o entendimento não fluiu como eu queria, mas eles deram tudo o que poderiam dar, esforço grande e lutaram; isso tenho exigido deles constantemente, ou seja, a vontade, a não desistência e se manterem no jogo, independente do momento e que a cabeça não saia do jogo, com foco total”, acrescentou o ex-jogador.
“Eles estão crescendo por conta disso, já que a atenção deles quando falo ou peço alguma coisa é total. Estou tentando mostrar aos mais jovens que o caminho para o sucesso passa por foco, concentração, treinamento, respeitar a tática e melhorar o seu individual, usando isso em prol do coletivo; o grupo está de parabéns, pois tem se saído bem”, completou Guia.
A classificação da Conferência Gerson Victalino é esta assim: 1º) Basket Osasco – 06 pontos (03 vitórias), 2º) Anápolis Vultures e Botafogo FR – 05 pontos (02 vitórias e 01 derrota), 4º) Basckstar/Unisociesc e Flamengo Blumenau – 04 pontos (01 vitória e 02 derrotas) e 6º) Vila Nova/AEGB – 03 pontos (03 derrotas).
A quarta rodada da Conferência Gerson Victalino acontece na sexta-feira (12 de fevereiro), no mesmo local, com esses jogos: Osasco Basket x Botafogo FR (14h), Blackstar/Unisociesc x Anápolis Vultures (17h) e Flamengo Blumenau x Vila Nova/AEGB (20h).