O Basket Osasco está classificado para a Segunda Fase do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2020. Após os resultados do fim de semana (vitórias de São Paulo FC e EC Pinheiros sobre SC Corinthians Paulista e Paulistano/Corpore, respectivamente), a Coruja se garantiu no quadrangular da próxima fase (Grupo C) e cumpriu o objetivo proposto no início da temporada.
O time osasquense conquistou uma vitória em quatro jogos no Grupo B do Estadual. O triunfo sobre o SC Corinthians Paulista, na estreia, por 89 a 87, foi determinante para a classificação, já que Osasco ficou com a vaga justamente pela vantagem no confronto direto contra a equipe de Parque São Jorge.
Resultados expressivos
Dos seis anos na elite do basquete paulista, o Basket Osasco avançou de fase em cinco oportunidades.
Desde que João Ricardo assumiu o Basket Osasco como treinador, o time não fica fora das fases decisivas do Campeonato Paulista. Em 2019, a Coruja se classificou para os playoffs e repete o feito em 2020 no novo formato da Segunda Fase estadual, em sistema de quadrangular, com duas chaves, cada uma delas em uma sede fixa.
Além disso, a temporada 2020 já é histórica para a cidade de Osasco pela conquista da Copa São Paulo, primeiro título do basquete masculino do município em um torneio organizado pela Federação Paulista de Basketball.
“A temporada tem os seus percalços, principalmente por conta da pandemia. Não imaginávamos viver esse momento, jogar sem torcida, tendo cuidados redobrados dia a dia. Mas também estamos aprendendo como seres humanos e esperamos que tudo isso passe. Em quadra, cumprimos o primeiro objetivo, mas confio na capacidade do time para fazermos história e levarmos Osasco às finais”, destacou João Ricardo.
No quadrangular do Grupo C, com sede em Bauru (SP), estão Basket Osasco, Zopone/Gocil Bauru Basket, Sesi/Franca e Esporte Clube Pinheiros. Já no Grupo D, com sede no ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo, estão Paulistano/Corpore, São Paulo FC, Mogi das Cruzes Basquete e Liga Sorocabana de Basquete (LSB). Datas e horários dos jogos serão confirmados nas próximas horas pela FPB, sendo que todas as partidas seguirão sendo transmitidas via streaming pela TV FPB no canal GCS Sports, no YouTube.
Na próxima etapa, os dois primeiros de cada chave avançam para a Final, que será disputada em sistema de cruzamento olímpico (1C x 2D, 1D x 2C // perdedor x perdedor, vencedor x vencedor).
União de forças para jogar o Brasileiro
O Basket Osasco segue trabalhando incessantemente em busca de patrocinadores para a disputa do Campeonato Brasileiro da CBB em 2021. “Já estamos desenvolvendo o Planejamento da temporada 2021 e esperamos contar com o apoio da prefeitura e das empresas da cidade para colocarmos Osasco no cenário nacional e em condições de fazer um grande campeonato”, comentou Rosinaldo Valério, supervisor do projeto Basket Osasco.