Basquete Pinda derrota o Mongaguá/Shoppcril jogando em casa
O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023, a Divisão de Acesso, prosseguiu nesta sexta-feira (1º de setembro), com a realização de dois jogos, válidos pelo turno da fase inicial: Associação Atlética São Caetano e Basquete Pinda obtiveram o resultado positivo.
O Associação Atlética São Caetano quebrou a invencibilidade da Liga Sorocabana de Basquete, no ginásio Municipal Delenice Ribeiro, em São Caetano do Sul (SP), vencendo por 72 a 55 (32 a 25 no primeiro tempo). A equipe sorocabana começou melhor, mas o time da casa reagiu na parte final e fechou o primeiro quarto na frente. O segundo período foi mais equilibrado, mas ainda assim com o time do ABC ligeiramente na frente – 17 a 11 (primeiro quarto) e 15 a 14 (segundo quarto).
O terceiro período teve o mesmo desenho do anterior, mas desta vez com o representante sorocabano ligeiramente na frente. Já nos dez minutos finais, a Associação Atlética São Caetano cresceu novamente de produção e aumentou a vantagem para confirmar o mando de quadra e vencer – 17 a 18 (terceiro quarto) e 23 a 12 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Gustavo Alves foi o destaque (17 pontos e 08 rebotes) e Matheus Vicente (17 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), pela Associação Atlética São Caetano; Beto Fagundes (09 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Gabriel Soldi (09 pontos e 04 rebotes), em favor da Liga Sorocabana de Basquete.
“O time está realmente evoluindo muito. Foi um jogo forte na marcação e conseguimos encaixar nossa defesa, levamos apenas 55 pontos da forte equipe da Liga Sorocabana. Jogamos em transição quando necessário e fomos disciplinados taticamente, respeitando o adversário. Uma vitória muito importante e que nos dá mais moral para o restante do campeonato”, comentou o técnico Marco Aurélio Sacheta, da Associação Atlética São Caetano.
“Fomos muito irregulares, mas devemos dar o crédito para a Associação Atlética São Caetano. O nosso adversário teve uma boa proposta e jogou muito bem. Isso tem que servir para continuarmos trabalhando”, relatou o técnico Flavio Sosa, da Liga Sorocabana de Basquete.
Com este resultado, a Liga Sorocabana de Basquete segue na liderança da competição, mas agora ao lado do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí, Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis e da própria Associação Atlética São Caetano, todos contabilizando três vitorias e uma derrota.
No outro jogo da noite, o Basquete Pinda derrotou o ‘caçula’ Mongaguá/Shoppcril, por 80 a 64 (46 a 27 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal João do Pulo, em Pindamonhangaba (SP). O time da casa esteve na frente nos dois quartos iniciais, comandando o placar e abrindo vantagem. No retorno do intervalo, a equipe visitante cresceu de produção e baixou bastante a diferença, mas não conseguiu manter o ritmo nos dez minutos finais e o Basquete Pinda voltou a abrir para vencer em casa – 23 a 11 (primeiro quarto), 23 a 16 (segundo quarto), 08 a 18 (terceiro quarto) e 26 a 19 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Rafael Matine (33 pontos, 07 rebotes, 05 assistências e 04 bolas recuperadas), Gabriel Santos (12 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Patrick Alves (12 pontos, 06 rebotes, 07 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo Basquete Pinda; Felipe Ventura (17 pontos e 08 rebotes), Iago Tadeu (13 pontos e 05 assistências) e Vinicius Barros (13 pontos, 09 rebotes e 05 assistências), em favor do Mongaguá/Shoppcril.
“Uma boa vitória, depois de duas derrotas. Fizemos um bom primeiro tempo, mas demos muito espaço e o time de Mongaguá aproveitou isso, contudo, conseguimos manter a vantagem para vencer e seguir lutando para estar entre os quatro primeiros nessa primeira fase”, comentou o técnico Armando Gonzáles, do Basquete Pinda.
Na classificação geral, o Basquete Pinda aparece no quinto lugar, contabilizando duas vitórias e duas derrotas. Já o Mongaguá/Shoppcril é o oitavo colocado, ainda sem vencer na competição.
O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023, a Divisão de Acesso, tem sequência no dia 09 de setembro (sábado), com a partida isolada entre Liga Sorocabana de Basquete e América/Unirp/SMEL Rio Preto, às 18h (de Brasília), no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP).