As três equipes estão com 100% de aproveitamento e lideram a Conferência Jathyr Schall
A segunda rodada do turno da fase inicial da Conferência Jathyr Schall, que integra o Campeonato Brasileiro Masculino – 2022, foi disputada neste sábado (19 de fevereiro), na Arena Multiuso, em Brusque (SC). A AZ Araraquara, Grupo BT/Clube de Campo Tatuí e o anfitrião Brusque/FME/Aradefe venceram a segunda e seguem invictos na disputa.
A AZ Araraquara alcançou o segundo resultado positivo na competição ao suplantar a estreante Liga Sorocabana de Basquete, por 71 a 59 (40 a 28 no primeiro tempo). O jogo começou equilibrado e foi assim até a pare final do primeiro quarto, quando a equipe de Araraquara assumiu o comando do marcador e desgarrou, mantendo isso no segundo quarto, fazendo a diferença crescer mais um pouco – 22 a 19 (primeiro quarto) e 18 a 09 (segundo quarto).
O começo do terceiro período foi totalmente dominado pelo time sorocabano, que baixou a diferença e encostou, deixando o duelo novamente equilibrado, contudo, o adversário conseguiu se recuperar na parte final e a diferença cresceu um pouco. Nos dez minutos finais, a AZ Araraquara manteve o controle das ações para vencer a segunda no campeonato – 13 a 19 (terceiro quarto) e 18 a 12 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Gustavo Scaglia (16 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Marciel “Pajé” Santos (12 pontos e 16 rebotes – double-double), pela AZ Araraquara; Gui Santos (26 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Adler Ribeiro (11 pontos e 03 assistências), em favor da Liga Sorocabana de Basquete.
“Foi um jogo complicado. A Liga Sorocabana conseguiu atrapalhar o nosso sistema ofensivo e nos tirar da posição, mas soubemos ter cadência para nos mantermos na frente no placar e sair com o resultado positivo. Conseguimos nossa segunda vitória e sabemos que temos muito a crescer e evoluir como equipe”, comentou o lateral Gustavo Scaglia, da AZ Araraquara.
O Grupo BT/Clube de Campo Tatuí também chegou ao segundo resultado positivo ao superar a ADM/Maringá, por 69 a 66 (35 a 32 no primeiro tempo). No primeiro tempo cada equipe dominou um período, com o time paulista conseguindo uma vantagem maior, por isso foi ao vestiário na frente. No segundo tempo, o representante paranaense cresceu e igualou as ações, mas no momento de decisão valeu a maior experiência da agremiação paulista, que passou a frente nos segundos finais, graças a uma bola certeira do experiente lateral Rafael Castellon – 13 a 15 (primeiro quarto), 22 a 17 (segundo quarto), 10 a 17 (terceiro quarto) e 24 a 17 (quarto final)
Os principais nomes da partida foram Rafael Castellon (25 pontos e 04 rebotes), Felipe Taddei (12 pontos e 07 assistências) e Diego Dias (12 pontos e 07 rebotes), pelo time paulista; Mateus Diniz (16 pontos e 08 rebotes) e Gustavo Paulino (16 pontos, 07 rebotes, 06 assistências e 03 bolas recuperadas), em favor da equipe paranaense.
“Cada vitória nessa fase é muito importante, é uma etapa complicada, em que você acaba jogando praticamente todos os dias. Este foi um jogo muito equilibrado, pois o time de Maringá veio muito bem, enquanto nós tivemos algumas dificuldades com a defesa, mas o importante foi conquistar o resultado positivo. Conseguimos êxito nas duas primeiras rodadas e estamos preparados para enfrentar o time da casa na próxima rodada”, analisou o ala/armador Felipe Taddei, do Grupo BT/Clube de Campo Tatuí.
Complementando a jornada, o anfitrião Brusque/FME/Aradefe superou o Coritiba Monster/Sociedade Thalia, por 76 a 45 (40 a 28 no primeiro tempo), e também venceu o seu segundo compromisso na competição. A equipe catarinense voltou a dominar por completo as ações, construindo mais uma vitória convincente e tranquila – 23 a 19 (primeiro quarto), 17 a 09 (segundo quarto), 12 a 10 (terceiro quarto) e 24 a 07 (quarto final).
Os destaques foram Matheus Bernardo (18 pontos e 04 rebotes) e Lucas Brito (18 pontos, 04 rebotes e 05 assistências), pelo time catarinense; Tarek Andrei (12 pontos e 07 rebotes) e João Camargo (07 pontos), em favor da equipe paranaense.
“A nossa defesa está muito agressiva e bem coletiva. No momento que ajustamos o rebote, conseguimos resolver o jogo, pois fizemos vários contra-ataques. Tivemos muitas dificuldades nesse fundamento no primeiro e seguindo quartos, uma vez que os laterais do Coritiba vão muito para o rebote, mas conseguimos ajustar na sequência e aumentamos o jogo de transição em vantagem numérica”, relatou o técnico Marcio Andrade, do Brusque/FME/Aradefe.
“Foi uma grande vitória, a equipe está bem ajustada, mas ainda falta bastante coisa, já que começamos a treinar no dia 28 de janeiro. Muito pouco tempo, mas a garotada está absorvendo bem e comprando a ideia, criando uma identidade de grupo importante entre os atletas que já estavam aqui e os que chegaram agora. Os treinos estão muito legais e dirigir uma equipe assim é muito gratificante”, completou o comandante da equipe catarinense.
A classificação de momento da Conferência Jathyr Schall é essa: 1º) AZ Araraquara, Grupo BT/Clube de Campo Tatuí e Brusque/FME/Aradefe – 04 pontos (02 vitórias), 4º) Coritiba Monster/Sociedade Thalia e ADRM/Maringá – 02 pontos (02 derrotas), 6º) Flamengo/Blumenau e Liga Sorocabana de Basquete – 01 ponto (01 derrota)
A competição prossegue neste domingo (19 de fevereiro), no mesmo local, com jogos válidos pela terceira rodada: Flamengo/Blumenau x Liga Sorocabana de Basquete (15h), ADRM/Maringá x Coritiba Monster/Sociedade Thalia (17h15) e Brusque/FME/Aradefe x Grupo BT/Clube de Campo Tatuí (19h30) – todos no horário de Brasília (DF).