As 22 equipes que participarão do reinício da temporada terão 89 jogadores internacionais, representando 34 países e territórios
O reinício da temporada 2019/2020 da NBA (liga profissional norte-americana) alcançará fãs em 215 países e territórios em 47 idiomas por meio de televisões, computadores, telefones celulares e tablets, destacando a oferta de uma nova experiência, mais conectada e imersa para os fãs. Isso inclui os 88 “jogos de abertura”, em 30 de julho (quinta-feira), bem como a cobertura dos bastidores e entrevistas do ESPN Wide World of Sports Complex, no Walt Disney World Resort, na Flórida (EUA).
Aqui estão alguns destaques sobre o alcance internacional no reinício da temporada:
• As 22 equipes que participam da temporada reiniciam com 89 jogadores internacionais de 34 países e territórios, incluindo um recorde de oito NBA All-Stars 2020: Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks; Grécia), Luka Dončić (Dallas Mavericks; Eslovênia), Joel Embiid (Philadelphia 76ers; Camarões; BWB Africa 2011), Rudy Gobert (Utah Jazz; França), Nikola Jokić (Denver Nuggets; Sérvia), Domantas Sabonis (Indiana Pacers; Lituânia)*, Pascal Siakam (Toronto Raptors; Camarões, BWB Africa 2012) e Ben Simmons (76ers; Austrália). As 22 equipes têm pelo menos um jogador internacional e o Mavericks tem sete. Os países com maior representação fora dos Estados Unidos são Canadá (15 jogadores) e França (sete jogadores), seguidos pela Austrália, Alemanha e Sérvia (cinco jogadores cada). Embiid e Siakam estão entre os 22 ex-participantes do Basketball Without Borders (BWB).
• Alguns jogadores internacionais optaram por usar mensagens personalizadas de justiça social em suas camisas da NIKE NBA em outros idiomas que não o inglês, incluindo bósnio, francês, alemão, hebraico, italiano, letão, maori, esloveno e espanhol.
• Os 88 jogos vão ao ar fora dos Estados Unidos e Canadá com o NBA League Pass. Os 88 jogos iniciais incluem 41 jogos que serão exibidos no horário nobre na América Latina e 40 jogos que serão exibidos no horário nobre na Europa, Oriente Médio e África por meio de parceiros de transmissão da NBA nessas regiões e na Liga da NBA. O maior número de jogos da história para exibição no horário nobre internacionalmente em um período de duas semanas.
• Embora, não estejam fisicamente presentes no ESPN Wide World of Sports Complex, mais de 300 fãs da NBA serão convidados a cada jogo para aparecer ao vivo nas telas de mais de 5 metros de “Michelob ULTRA Courtside“. Esses fãs terão a oportunidade de interagir digitalmente entre si durante o jogo, usando o “modo juntos” da Microsoft para criar uma experiência virtual removendo o modo individual e reunindo-os em um espaço visual compartilhado que será visto através da transmissão. Essa nova experiência, a primeira a ser lançada como resultado da aliança estratégica da NBA com a Microsoft, dá aos fãs participantes a sensação de ficar lado a lado durante o jogo ao vivo, sem deixar o conforto e a segurança de suas casas, enquanto os jogadores experimentam sua energia e apoio no chão.
• Além disso, todos os espectadores terão a opção de participar dos efeitos visuais da arena por meio de uma experiência de animação virtual. Os fãs podem torcer digitalmente por seu time através do aplicativo NBA e NBA.com e no Twitter usando hashtags do time durante o jogo. A animação virtual será refletida nas telas da arena, com gráficos e animações que capturam o nível de participação dos fãs ao redor do mundo. Os fãs também terão a oportunidade de ver seus vídeos apresentados através do TikTok Challenges. A tecnologia de realidade aumentada da “segmentação de quadra” do Snapchat também dará aos fãs a oportunidade de explorar através de uma lente uma representação virtual da quadra oficial de Orlando onde eles estão.
• Fora dos Estados Unidos, a cobertura do NBA League Pass incluirá fontes alternativas com novos ângulos de câmera, gráficos aprimorados, fluxos e comentários focados em áreas como cultura pop e música. Os 88 jogos estarão disponíveis em inglês, espanhol e português. Os fãs também terão acesso a enquetes e questionários durante o jogo.
• A campanha de marketing “Whole New Game” da NBA apresentará uma série de três spots, começando com “It’s A Whole New Game“, que será exibido durante toda a temporada em transmissões ao vivo, canais de mídia social e plataformas digitais da liga em todo o mundo. Os três spots serão traduzidos para mais de 10 idiomas: chinês, francês, alemão, indonésio, italiano, japonês (somente legendas), polonês, português, espanhol e tailandês. Como parte da campanha “Whole New Game“, 22 celebridades internacionais do mundo do cinema, moda e esportes sentaram-se para conversar sobre as equipes participantes do recomeço da temporada e seus “3 motivos para assistir” (“3 Reasons to Watch“). O conteúdo de “3 Reasons to Watch” será transmitido pelos parceiros internacionais da liga e compartilhado nos canais de mídia social da NBA em todo o mundo.
• Rakuten, o parceiro de marketing global da NBA e o parceiro de distribuição exclusivo da liga no Japão, sediará eventos de visualização online na NBA Rakuten, o site único para os fãs no Japão assistirem a jogos e programação da NBA.
• A mídia nacional e internacional que não está no local tem acesso à disponibilidade de mídia virtual com jogadores e treinadores, bem como imagens da prática da equipe diariamente.
• Como parte da NBA Together, a comunidade global da liga e a campanha de engajamento social que visa apoiar, envolver, educar e inspirar jovens, famílias e fãs em resposta à pandemia de coronavírus, jogadores da NBA, lendas e treinadores filmaram mais de 45 anúncios de serviço público em nove idiomas diferentes para compartilhar informações vitais de saúde e segurança sobre maneiras de reduzir riscos, hábitos adequados de lavagem e higiene das mãos, distanciamento físico, uso de máscara facial e fique em forma física e mental. Até o momento, essas mensagens geraram mais de 65 milhões de vídeos visualizados nas plataformas digitais e sociais globais da liga.
• O Jr. NBA Global Championship – torneio anual de basquete juvenil para as principais equipes masculinas e femininas de 13 e 14 anos de todo o mundo – será realizado este ano como um evento virtual envolvendo quase 3.000 jovens jogadores da África, Ásia, Canadá, China, Europa e Oriente Médio, Índia, México, América Latina e Estados Unidos. O evento, que começou na semana passada, culminará no próximo mês com o Jr. NBA Day of Celebration, como parte do reinício da campanha 2019/2020 no ESPN Wide World of Sports, que sediou os dois eventos anteriores.
Informações
• Antetokounmpo, atual MVP da Kia NBA, é o terceiro da liga em pontos (29,6 ppj) e rebotes (13,74 rpj)
• Gobert (13,71 RPG), atual jogador defensivo do ano na Kia NBA e Sabonis (12,4 RPG) são quarto e quinto, respectivamente, em rebotes. Gobert (69,8%) é o segundo em porcentagem da meta de campo
• Dončić (14), atual estreante do ano na Kia NBA e Jokić (12) são o primeiro e o terceiro, respectivamente, em triplos-duplos
• Simmons (2,13 rpj) lidera a NBA em roubadas de bola. Nesta temporada, Simmons se tornou o terceiro jogador mais rápido a atingir 25 triplos duplos, atrás apenas de Oscar Robertson e Magic Johnson
• Ricky Rubio (Phoenix Suns; Espanha; 8,9 apj), Dončić (8,7 apj) e Simmons (8,2 apj) são terceiro, quarto e quinto, respectivamente, em assistências
• Buddy Hield (Sacramento Kings; Bahamas) é o segundo em 3 pontos com 244 pontos
• Dennis Schröder (Oklahoma City Thunder; Alemanha; pai da Gâmbia) tem a maior porcentagem de pontos marcados saindo do banco (19,0 ppj)
• Rui Hachimura (Washington Wizards; Japão; pai de Benin; BWB Global 2016) lidera todos os novatos em rebotes (6,0 rpj) e é o quinto entre os novatos em pontos (13,4 ppj)
As 22 equipes participantes do recomeço da temporada disputarão oito jogos, de 30 de julho a 14 de agosto, no ESPN Wide World of Sports Complex, no Walt Disney World Resort, na Flórida (EUA). Os jogos de qualificação serão concluídos no dia 14 de agosto. Se for necessário um play-in para determinar a oitava equipe para os playoffs em qualquer conferência, ocorrerá entre 15 e 16 de agosto. A primeira rodada dos playoffs da NBA 2020 começará em 17 de agosto.
* De acordo com o Indiana Pacers, Sabonis deixou o campus da NBA, em Orlando (EUA), para tratamento médico de fascite plantar no pé esquerdo. Sua disponibilidade para retornar ao campus ainda não foi determinada. Mais atualizações serão fornecidas conforme o necessário.