Assuntos importantes foram abordados ao longo do encontro
A Associação Nacional de Basquete 3×3 (ANB3X3) realizou, na tarde desta quinta-feira (14 de dezembro), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na zona sul da cidade de São Paulo (SP), o primeiro ‘Congresso Técnico do Basquete 3×3’. Na ocasião, os representantes da entidade, Vinícius Cardozo e Roberto Cardozo, abordaram a temporada de 2018, além de falar sobre o sonho olímpico, da formação dos rankings e apresentar o calendário de atividades.
Entre os presentes, destaques para Alessandra Santos, campeã mundial e medalhista olímpica com a Seleção Brasileira, que já atua no Basquete 3×3 há algumas temporadas; Enyo Correia, presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB); Braz Haro, relações públicas da Federação Paulista de Basketball; Felipe Joseph, representado a Liga Nacional de Basketball (LNB); Júlio Malfi, do São Bernardo/Instituto Brazolin; Daniel Nobrega, empresário; Jorge Damião, secretário municipal de esportes; entre outros.
Os árbitros Marcos Antônio Ferreira e Luciane Del Grande, que são especializados no Basquete 3×3, também falaram sobre o tema aos presentes.
Histórico
Criada em 2007 como Federação Paulista de Basquete de Rua, tornou-se em 2012 a Associação Nacional de Basquete 3×3, modalidade recentemente regulamentada pela FIBA, no ano de 2010. Buscando sempre fomentar a modalidade e incentivar os jogadores e equipes de todo o Brasil, a ANB3x3 é uma das instituições que teve papel importante na conquista do objetivo de tornar a modalidade olímpica, objetivo esse que foi estabelecido pela FIBA por meio do slogan: ‘Das Ruas às Olimpíadas’.
Por meio de competições estaduais, nacionais e internacionais, tornou-se a principal promotora da modalidade na América, e busca dia após dia fortalecer cada vez mais a modalidade, que passou a ser olímpica.