Em uma abertura de semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2021 de alto nível dos dois lados, o Ituano Basquete abriu com a vitória a série contra o Vera Cruz/Campinas. O rubro-negro teve uma das melhores exibições da temporada e fez 92 a 78 (42 a 29 no primeiro tempo), beste domingo (1º de agosto), no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP).
A armadora Alana Gonçalo foi o principal destaque individual. Com 29 pontos, a jogadora teve seu recorde pessoal na temporada, em atuação que também registrou 06 rebotes, 05 assistências e 32 de eficiência, digna do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.
Outra que também teve sua melhor performance de 2021 foi Maila Ciciardi: a ala/armadora do time campineiro anotou 21 pontos, com cinco bolas de três, 07 rebotes, 06 assistências e 30 de eficiência. Licinara Bispo teve 18 pontos e 8 rebotes, enquanto Tassia, bem marcada, fez 17 pontos. Pelo Galo, Patty Teixeira marcou 18 pontos e Érika de Souza anotou um double-double de 12 pontos e 14 rebotes.
As duas das quatro melhores equipes da temporada iniciaram o jogo em alta voltagem, com ótimos aproveitamentos de ambos os lados em uma primeira parcial empatada a 26 pontos. No segundo quarto, a defesa do galo começou a prevalecer, inibindo as ações ofensivas de Tassia e obrigando as campineiras a acionarem mais Licinara, no poste. Do outro lado, Patty, que havia zerado no período inicial, acertou duas bolas de fora e somou 10 pontos na parcial 23-16 que deixou o galo em vantagem para o intervalo (42×49).
O terceiro período elevou ainda mais o ritmo de jogo, com os rivais selecionando bem os arremessos, chutando acima dos 50% de aproveitamento. Babi e Licinara puxavam o ataque da casa, enquanto o galo aproveitava sua rotação para distribuir bem a pontuação. 71 a 62 depois de 30 minutos.
Disposto a fechar o jogo, o Ituano manteve a vantagem construída, que chegou a cair para seis pontos com Maila, de três, a quatro e quatorze do fim (75×81), mas que terminou em 14 pontos a favor do galo.
“Começamos bem. Esse era o intuito, de virmos aqui e fazermos um grande jogo contra um time que joga muito bem há muito tempo. Sabíamos que precisávamos fazer o nosso melhor, tanto no ataque, quanto na defesa. Fico contente demais pelo prêmio, pela atuação individual, mas eu devo tudo isso às meninas do meu time, que confiam em mim e treinam comigo todos os dias”, comentou Alana.
“Acho que foram duas coisas (determinantes para o resultado). Primeiro, a defesa: tomar mais de 90 pontos, dentro de casa, mostra que a gente não marcou e que elas jogaram à vontade. E a gente não acreditou (na vitória). Ficamos de cabeça baixa e fomos perdendo o jogo aos poucos. Temos que mudar essa postura, a defesa, e acreditar até o final”, analisou Tassia Cacavalli, ala/armadora do Vera Cruz/Campinas.
A série viaja 60 quilômetros para Itu (SP), onde as equipes voltam a se enfrentar no sábado (07 de agosto), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo e online pela LBF Live. Nova vitória leva o Galo para disputar a decisão inédita. O Vera Cruz Campinas precisa vencer para forçar o jogo três, no dia 09 de agosto (segunda-feira), às 19h30 (de Brasília), também em Itu (SP).