Competição será disputada em Madrid (ESP), de 15 a 23 de julho
O árbitro da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Alan Tiago dos Santos, vai representar o Brasil na FIBA U19 Womens World Cup 2023. A competição será disputada em Madrid (ESP), de 15 a 23 de julho. Árbitro internacional desde 2019, o catarinense já apitou competições mundiais importantes como o NBA Júnior, o Mundial Sub-17 Feminino, eliminatórias para a FIBA World Cup 2023 e torneios de clubes sul-americanos.
“Receber o convite para participar de mais um Mundial foi bem especial. Estou com grandes expectativas, esse Mundial vai ser um marco no basquete FIBA, vai ter as quadras com os painéis de led mostrando as estatísticas em tempo real para o público. E, quanto à arbitragem, espero fazer o meu melhor, cada jogo em que eu estiver apitando será uma final para mim, independente de qual jogo for”, falou dos Santos.
Sua trajetória começou como atleta, carreira a qual ele abriu mão em 2016 para ingressar como árbitro. Desde então, fez sua trajetória até se tornar um árbitro FIBA em 2019. Ele é um dos quatro árbitros internacionais do quadro da Federação Catarinense de Basketball (FCB), além de oito oficiais de mesa credenciados FIBA e um comissário FIBA. Dentre os árbitros, também está Guilherme Locatelli, árbitro da última final Olímpica e convocado para representar o Brasil no próximo Mundial Adulto Masculino, em agosto.
Alan dos Santos destacou a importância do aprendizado nas competições FIBA e como busca compartilhar as experiências com seus colegas. Falou também sobre a importância de levar o nome da arbitragem de Santa Catarina nestes locais. “É sempre gratificante representar meu estado em qualquer lugar que eu vá e saber que tudo começou por conta da Liga de Basketball do Vale do Itajaí (LIBAVI) e da FCB é um peso ainda maior. Nossa Federação tem um papel fundamental nisso, a quantidade de jogos de alto nível que fazemos no estado serve para chegar preparado lá e mostrar que a arbitragem Catarinense é uma potência no Brasil”.
O quadro de arbitragem da FCB é referência no país e no mundo, com diversos feitos de nossos oficiais tanto nos oficiais de mesa quanto em quadra. Dentre estes feitos, estão participações em torneios FIBA, Eliminatórias, Pré-Olímpicos, Mundiais, Paralimpíada e Olimpíadas (incluindo duas finais).
Com mais de 150 oficiais ativos, Santa Catarina é referência na arbitragem de basquetebol no mundo em um ecossistema com aproximadamente 2.500 partidas por ano no estado, incluindo competições da FCB 5×5 e 3×3, Ligas Regionais e jogos de outras entidades estaduais.
Neste ano, todas as sete ligas regionais estão recebendo Clínicas de Iniciação à Arbitragem FCB para a formação de novos profissionais. As Ligas Sul, Serrana e Oeste já receberam seus cursos. Em julho, será a vez das Ligas do Vale do Itajaí (LIBAVI) e Liga Norte de Basketball (LNB), veja mais informações aqui. Em agosto, será a vez das ligas Vale Europeu e Metropolitana terem seus cursos.
A realização do trabalho na arbitragem é feito pela Federação Catarinense de Basketball (FCB) com a parceria da Trimania Grande Florianópolis, Sul e Serra Catarinense.