A ADC Bradesco sagrou-se campeã, neste sábado (29 de junho), da Copa Maria Helena Campos (Heleninha) – Sub-19 Feminina. Na final, disputada no ginásio ADC Bradesco, em Osasco (SP), o time da casa derrotou o FR/Semelp/ Pindamonhangaba, por 66 a 37, e terminou de forma invicta o campeonato, com sete vitórias.
A cestinha da partida foi Lorena, da ADC Bradesco, com 14 pontos. “Muito feliz com mais essa conquista do meu time. Está sendo uma semana duplamente especial. Primeiro o convite para treinar com a Seleção Brasileira Adulta e agora o título da Copa Heleninha. Isso não é só importante para mim, mas pra toda a equipe do Bradesco”, disse a lateral, que junto com a colega de time, a ala Catarina, foi convidada para treinar junto com a Seleção Brasileira Adulta, convocada esta semana para os Jogos Pan-americanos de Lima.
“Para nós é uma honra podermos participar desse campeonato, que é uma homenagem à Heleninha, uma das técnicas, junto com a Maria Helena, que fundaram tudo isso aqui, que plantaram a semente”, afirmou o técnico do Bradesco, Cristiano Cedra. “Muito importante que a Federação promova esses dois campeonatos no Sub19, a Copa Heleninha e o Paulista, no segundo semestre. Estamos muito felizes com a conquista do título hoje e já começamos a nos preparar para o Paulista”, completou.
A decisão contou com a presença ilustre da ex-jogadora e ex-técnica Maia Helena Campos, a Heleninha, que veio acompanhada da também ex-jogadora e ex-técnica Maria Helena Cardoso. Símbolos do basquetebol feminino, as duas foram recepcionadas pelo presidente da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia.
Heleninha é a madrinha das categorias femininas de base – 13 a 19 anos – da temporada 2019 da Federação Paulista de Basketball (FPB). Ela dedicou sua vida ao esporte. Como jogadora colecionou títulos importantes como a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Chicago (1959) e São Paulo (1963) e ouro no Pan de Winnipeg (1967), além de ter sido tricampeã sul-americana (1958, 65 e 70) e medalha de bronze no Mundial de 1971. Como técnica também conquistou inúmeros títulos paulistas, brasileiros e internacionais.
“Hoje foi um dia muito festivo para nós, principalmente pela conclusão do campeonato e a presença da Maria Helena e Heleninha, nossa madrinha. Fechamos com chave de ouro essa primeira fase que é a Copa Heleninha. No segundo semestre começa o Paulista Sub19 Feminino, concluindo o êxito de um trabalho que estamos desenvolvendo, trazendo e resgatando a história do basquete, valorizando as pessoas que trabalharam e, que ainda trabalham, e que fazem parte do nosso basquetebol. Inclusive, toda essa estrutura aqui do Bradesco foi implantada em Piracicaba pelas duas, pelo amor, comprometimento e profissionalismo delas pelo basquete resultaram nisso aqui hoje”, enfatizou Correia.
“Fiquei muito orgulhosa e honrada em receber esse convite da Federação para ser a madrinha das categorias de base. As categorias menores sempre foi a minha menina dos olhos. É um trabalho gratificante e fiquei muito feliz de chegar aqui e ver que a semente que nós plantamos (eu e a Maria Helena) se transformou nesse gigante”, declarou Heleninha, que ao final cumprimentou e conversou com as jogadoras dos dois times, além de premiar a equipe campeã.