Os dois times vencem na rodada inicial do Super Four, que está sendo realizado em Itu (SP)

O Super Four do Campeonato Paulista Feminino 2023 começou nesta segunda-feira (11 de dezembro), no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP), com a realização dos dois jogos semifinais. A AD Santo André e o Sesi Araraquara venceram e vão disputar o título.

Foto: @giuliano.foto/Campinas

A AD Santo André derrotou a Unimed/Campinas, por 63 a 61 (39 a 19 no primeiro tempo), em jogo eletrizante. O time andreense comandou as ações nos dois quartos iniciais, assumindo o comando do marcador e desgarrando. Já os dois períodos finais foram pertencentes a equipe campineira, que conseguiu a recuperação e chegou a assumir a dianteira, mas a AD Santo André teve força para retomar a liderança do marcador e vencer – 22 a 13 (primeiro quarto), 17 a 06 (segundo quarto), 12 a 24 (terceiro quarto) e 12 a 18 (quarto final).

As maiores pontuadoras foram Tassia Carcavalli (18 pontos,05 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Lays da Silva (16 pontos, 09 rebotes, 07 assistências e 05 bolas recuperadas), pela AD Santo André; a cubana Ineidis Casanova (23 pontos e 04 bolas recuperadas) e Clarissa dos Santos (14 pontos, 18 rebotes e 03 assistências – double-double), em favor da Unimed/Campinas.

“Foi uma montanha russa. Primeiro tempo conseguimos cumprir muito bem a estratégia de jogo. Era natural que o time de Campinas, com a qualidade que tem, conseguisse diminuir a desvantagem. Mas, fomos fortes o suficiente para fechar o jogo com a vitória”, analisou o técnico Rafael Souza, da AD Santo André.

Na segunda partida, o Sesi Araraquara bateu o anfitrião Ituano Basquete, por 78 a 51 (51 a 20 no primeiro tempo). O time de Araraquara foi soberano nos quartos iniciais, comandando as ações nos dois lados da quadra. Com isso, abriu uma larga vantagem. Já no segundo tempo, o Sesi Araraquara administrou muito bem o placar favorável para vencer e se garantir na decisão – 24 a 10 (primeiro quarto), 27 a 10 (segundo quarto), 16 a 15 (terceiro quarto) e 11 a 16 (quarto final).

Foto: Juca Ferreira/Ituano

As atletas mais efetivas foram Leila Zabani (11 pontos e 03 assistências), Palmira Marçal (09 pontos e 03 rebotes) e Erika Souza (09 pontos e 08 rebotes), pelo Ituano Basquete; Vitoria Marcelino (13 pontos e 06 rebotes) e Jeanne Morais (11 pontos), em favor do Sesi Araraquara.

“Foi uma vitória importante e convincente, nos dois primeiros quartos a equipe se comportou de maneira quase que perfeita, com muita consistência defensiva e obtendo um ótimo aproveitamento no ataque. Nos dois períodos finais pudemos rodar mais a equipe. Houve uma pequena queda, que é normal. O mais importante é que estamos na final e vamos enfrentar uma equipe difícil de jogar contra e muito aguerrida. E, vamos nos preparar, levando o máximo de informações para as meninas para atuarmos bem na final. Estamos alegres por estar na final, o que valoriza o trabalho do ano todo. Vamos em busca do título, respeitando logicamente o nosso adversário”, relatou João Camargo Neto, técnico do Sesi Araraquara.

Tabela

11 de dezembro (segunda-feira)
AD Santo André 63 x 61 Unimed/Campinas
Sesi Araraquara 78 x 51 Ituano Basquete

13 de dezembro (quarta-feira)
18h30: Unimed/Campinas x Ituano Basquete – definição do 3º lugar
20h30: AD Santo André x Sesi Araraquara – definição do título
(*) No horário de Brasília (DF)