Na decisão, o time da casa passou pela APAB Blumenau
A AD Brusque é a grande campeã da Taça FCB Adulta Masculina 2022. Jogando na Arena Brusque, o time venceu seus três jogos do quadrangular final, incluindo a decisão contra a APAB Blumenau por 65 a 54, no domingo (26 de junho), ficando com o troféu de forma invicta. O destaque da competição foi o armador Lucas Brito, do time da casa, grande nome da decisão com 28 pontos (58% dos arremessos de quadra), 09 rebotes e 06 assistências, que foi também o cestinha. O bronze ficou com o Basket Joaçaba, que venceu a ACOB/SEDEC/SICOOB/Passarela (Concórdia) por 102 a 61.
“Estamos juntos há um tempo, desde o Campeonato Brasileiro, conseguimos colocar em prática tudo o que estamos treinando desde o começo do ano, para mim foi gratificante ter ganho o troféu de destaque, mas os parabéns são para todo o time”, falou Brito.
“Para nós é um título de suma importância, estávamos há um tempo sem ganhar e comentei com o time que precisávamos voltar para esse cenário e precisamos do esforço de toda a equipe, apoiadores e dirigentes para chegarmos até aqui. Estou muito emocionado e feliz com essa conquista”, completou o técnico Guilherme Capoano, o Gigante, que tem uma história de mais de 20 anos como atleta em Brusque e fez seu primeiro campeonato como técnico à frente do time.
Classificação final: 1º) AD Brusque, 2º) APAB Blumenau, 3º) Basket Joaçaba e 4º) ACOB/SEDEC/SICOOB/Passarela
Destaque e Cestinha: Lucas Brito de Campos (AD Brusque)
Preparação e novidades
A Taça FCB é o primeiro torneio da temporada estadual adulta e que tem o intuito de preparação para os clubes nos torneios do segundo semestre.
“É um começo de temporada para a equipe adulta, quem disputou o Brasileiro no primeiro semestre vem com algumas mudanças, enquanto as outras equipes buscam uma retomada de ritmo de jogo, contratando, é um torneio que, junto com a Copa Santa Catarina, dá volume de jogo para as equipes e também para a Federação se organizar melhor para o Campeonato Catarinense. Abriu a temporada com chave de ouro, jogos equilibrados, muita gente nova em quadro e objetivos alcançados”, falou o vice-presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Sérgio Carneiro.
Neste ano, teve novidade também com as estatísticas oficiais na fase final do torneio, elevando o nível técnico das partidas e também pela transmissão oficial no canal da Federação Catarinense de Basketball.
A competição contou com 7 equipes e aproximadamente 80 atletas, sendo realizada pela FCB e o apoio da Trimania Grande Florianópolis, Serra e Sul Catarinense.