A vida de um atleta deve ser bastante regrada. Técnicas de basquete, cuidados com a alimentação e até mesmo a preparação psicológica são requisitos básicos para as atletas. Da mesma forma, a preparação física é essencial para o desenvolvimento das categorias de base do esporte desde os anos iniciais, respeitando cada faixa etária das atletas.
Para obter um preparo físico de excelência são muitos os critérios que devem ser observados pela categoria de base do Basketball Santo André/APABA (Sub-17 e Sub-19), que recebe um trabalho específico de seus preparadores físicos, seguindo uma linha de trabalho e planejamento proposto pela professora Simone Inácio de Lima e pela professora Luciane Moscaleski, junto com a Academia Move Extreme.
“A isso, damos base para uma boa preparação física, inserindo valências físicas. Como as categorias são trabalhadas em horários específicos, a gente tem um período para trabalhar a musculação com as atletas. Procuramos inserir as atletas para a progressão de exercícios e cargas ganhando maior consciência corporal e coordenativa, até para não causar uma sobrecarga nelas e dar algum problema no futuro”, explicou Fábio Teixeira, da Academia Move Extreme.
“Sempre procuramos estar observando velocidade, questão de coordenação, execução do movimento, outro diferencial do trabalho feito de forma gradativa, para que as atletas aproveitem da melhor forma o trabalho realizado na Academia Move Extreme”, finalizou Teixeira.