por Marcel de Souza
De há muito temos essa vontade de dar uma melhorada no Databasket. Começamos em 2000, pelo motivo muito simplificado de ir na nova onda, que era a internet. Na época, as redes sociais estavam se formando e o nosso site se parecia mais com aquele jornalzinho mimeografado dos tempos de escola do que um instrumento de comunicação imediatista que é a internet nos dias de hoje.
Por aqui passaram vários colaboradores, mas só o meu amigo Frederico Batalha conseguiu me suportar.
Posso lhes garantir que em certas épocas isso é difícil, mas em outras se torna uma missão impossível.
Batalha manteve-se firme, fez o Databasket crescer e cresceu com ele.
Sempre acreditamos que a notícia em si seria mais importante do que a perfumaria que a tecnologia atual nos permite utilizar e por isso o nosso modelo antigo foi criado para fornecermos aos nossos seguidores apenas os fatos e as opiniões relativas a esses.
Os textões eram a marca registrada do Databasket: linhas de idéias que fugiam e retornavam do tema principal, séries imensas sobre assuntos técnicos e opiniões construídas com uma acuidade quase filosófica procurando justificar nossas análises com dogmas e paradigmas da época, os quais regularmente procurávamos derrubar.
Uma época heroica, onde termos como o “bom basquete”, o “grande jogo”, entre outros, eram utilizados em profusão para fazer com que a atenção do nosso público alvo se interessasse por algo que sabíamos estar acontecendo, mas que foi ignorado nessas últimas décadas.
A mudança do visual do Databasket é uma atualização do site aos tempos atuais sem perder de vista a nossa essência, que é a verdade acima de tudo e a abertura para todas as correntes ideológicas do nosso basquete.
É o basquete de raiz, conforme definiu Batalha, onde todas as competições desde as regionais, as ligas, as escolas, até as nacionais e internacionais continuarão a ter espaço aqui, aproveitando os novos recursos que o Databasket irá oferecer.
Para isso, duas condições serão necessárias: o respeito à verdade e a emissão de opiniões de forma civilizada.
No mais, espero que gostem dessa nova fase do site e que consigamos mudar o jogo através dele.
Divirtam-se