O EC Pinheiros garantiu o título invicto do Brasileiro Interclubes de Base (BIB) Sub-21 Masculino – 2019 ao derrotar o CR Flamengo, neste domingo (27 de outubro), por 74 a 69 (43 a 31 no primeiro tempo), em duelo final realizado na Arena Praia, na cidade de Uberlândia (MG).
O quarto inicial foi marcado pelo equilibro, com a equipe carioca iniciando melhor e o representante paulista aos poucos igualando as ações, até desgarrar um pouco no final e terminar na frente (22 a 19). O segundo período seguiu o mesmo panorama do anterior, com o EC Pinheiros conseguindo vantagem e aumentando um pouco a sua diferença, graças ao crescimento defensivo (21 a 12).
Na volta do intervalo, o representante carioca marcou mais forte e atacou com mais precisão, por isso, ficou na frente no terceiro quarto e baixou um pouco a diferença (15 a 20). Já nos dez minutos finais, o Flamengo ficou ligeiramente na frente, mas não foi suficiente para encostar e tentar a virada, uma vez que o Pinheiros administrou bem a vantagem adquirida nos dois quartos iniciais (16 a 18).
“Título mais que merecido, pois tivemos o melhor ataque e melhor defesa da competição. Consistência de jogo e versatilidade que são as nossas marcas. Até agora o que entramos para disputar vencemos. Então, o que tenho a dizer é que o trabalho feito no EC Pinheiros, desde a escolinha, está sendo muito bem feito, é referência no país. O volume de atletas formados aqui, espalhados pelo mundo e os nossos atuais talentos como Cauê, Danilo Sena, Jonas Buffat, que não estiveram nessa competição para defender o adulto, são só uma amostra disso. Agradeço imensamente a confiança do clube sempre e de toda nossa comissão técnica”, comentou David Pelosini, do EC Pinheiros.
“Não fiquei satisfeito com o resultado, mas estou contente com a entrega dos jogadores, pois chegamos a ficar 13 pontos atrás e nos recuperamos, tendo até a chance de empatar no final; isso mostrou o brio da equipe. Erramos muitos lances livres e isso atrapalha, ainda mais enfrentado uma equipe qualificada como o EC Pinheiros”, analisou Rodrigo Galego, técnico do CR Flamengo.
Jogaram pelo EC Pinheiros: João Marcello Cardoso (17 pontos, 08 rebotes e 04 assistências), Gabriel Campos (12 pontos, 04 rebotes, 06 assistências e 02 bolas recuperadas), Valter Maronezi (14 pontos e 05 rebote), Bernardo Aldworth (02 pontos, 01 rebote e 02 assistências), Daniel de Souza (05 pontos e 04 rebotes), Maicon Waldemar (04 pontos e 04 rebotes), Luan Lima (13 pontos, 07 rebotes, 02 assistências e 02 bolas recuperadas), Jamison Junior (03 pontos, 01 rebote e 01 bloqueio), Victor Azevedo (04 pontos e 03 rebotes) e Alexandre Ludwig (01 assistência).
Jogaram pelo CR Flamengo: João Vitor Domingues (04 pontos, 01 rebote e 01 assistência), Magno Faria (02 pontos e 03 rebotes), Igor Iglesias, Rafael Rachel (02 pontos, 07 rebotes, 02 assistências e 02 bolas recuperadas), Matheus Brito (12 pontos, 04 pontos, 10 assistências e 05 bolas recuperadas – double-double), Lucas Fioravanti (02 assistências e 01 bola recuperada), Matheus Alves (02 pontos e 02 rebotes), Matheus Weber (10 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), João Cesar Macedo, Matheus Maciel (25 pontos, 12 rebotes, 01 assistência, 01 bola recuperada e 01 bloqueio – double-double), Luiz Henrique Ferreira e Moisés Diorginis (12 pontos e 07 rebotes).
O SC Corinthians Paulista garantiu a terceira colocação ao superar o anfitrião Praia Clube/Colégio Gabarito, em uma verdadeira batalha épica, decidida apenas no segundo tempo extra, por 81 a 77 (71 a 71 no primeiro tempo extra). O tempo normal terminou empatado: 61 a 61 (19 a 27 no primeiro tempo).
Os atletas mais efetivos foram Daniel Haydin (27 pontos e 06 rebotes) e Ítalo Bonizioli (16 pontos e 09 rebotes), pelo time paulista; Matheus Macedo (22 pontos e 08 rebotes) e Gustavo Paulino (21 pontos e 11 rebotes – double-double), em favor da agremiação mineira.
Ainda na rodada decisiva, o União Corinthians derrotou o Minas Tênis Clube, por 87 a 77 (41 a 35 no primeiro tempo), e garantiu o quinto lugar. Já o Aeroclube/Seleção FNB bateu o OADFF/LPBE/Basquete Paraíba, por 95 a 70 (58 a 36 no primeiro tempo), concluindo a sua participação na sétima posição.
“Agradeço ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que é o parceiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) nas competições de base, e ao Praia Clube, que sediou este campeonato, colocando a nossa disposição a sua excelente estrutura. Cumprimento o presidente Carlos Augusto (Guto) e o diretor André Malaquias, junto a equipe de staff, pelo trabalho realizado ao logo do campeonato, pois todos foram essenciais para o bom andamento desta disputa”, comentou Alex Oliveira, coordenador técnico da competição.
“Tivemos jogos com muita qualidade e uma das coisas mais importantes foi ter contado com duas equipes do Nordeste: Aeroclube/Seleção FNB-RN e ADFF/LPBE/Basquete Paraíba-PB. Como esperávamos, foi uma competição de alto nível, pois contamos com times fortes e tradicionais; para o ano vindouro existe a possibilidade grande de ocorrer um crescimento no número de participantes e isso nos deixa muito animados, pois sabemos da atenção grande que é dada pelo presidente Guy Peixoto Jr a estas competições de base”, completou Oliveira.
Classificação final: 1º) EC Pinheiros-SP, 2º) CR Flamengo-RJ, 3º) SC Corinthians Paulista-SP, 4º) Praia Clube/Colégio Gabarito-MG, 5º) União Corinthians-RS, 6º) Minas Tênis Clube-MG, 7º) Aeroclube/Seleção FNB-RN e 8º) OADFF/LPBE/Basquete Paraíba-PB.
Destaques
MVP (jogador mais valioso): João Marcello Cardoso (EC Pinheiros)
Cestinha Geral: Matheus Bernardo (Praia Clube/Colégio Gabarito), com 107 pontos
Assistência: Matheus Brito (C.R Flamengo), com 32 assistências
‘Reboteiro’: Rafael Rachel (CR Flamengo), com 61 rebotes
O Brasileiro Interclubes de Base (BIB) Sub-21 Masculino – 2019 foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).