O Sesi Franca Basquete é o primeiro finalista do Campeonato Paulista Masculino – 2019. Com uma virada sensacional, a equipe comandada pelo técnico Helinho Garcia derrotou o São Paulo FC, na noite de domingo (29 de setembro), por 92 a 88 (37 a 59 no primeiro tempo), em duelo válido pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal, realizado no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP).
Não foi tão simples fazer dois a zero nesta série, visto que o Tricolor esteve melhor em boa parte do jogo, não só comandando as ações, mas conseguindo uma larga vantagem, que ao final do primeiro tempo era de 22 pontos. Nos dois quartos iniciais, o São Paulo FC conseguiu um excelente rendimento ofensivo, especialmente no primeiro, apresentando uma excelente performance ofensiva e uma marcação forte – 19 a 37 (primeiro) e 18 a 22 (segundo).
No segundo tempo, a falta de rotação dos seus principais jogadores (Jalen Jones, Gorgeinho de Paula e Renan Lenz, por exemplo, jogaram 40 minutos), aliado a perda do lateral norte-americano Shamell Stalworth no começo do segundo quarto (contundido), fez com que o São Paulo FC não mantivesse o mesmo rendimento e o time francano se aproveitou disso para crescer no jogo e buscar a recuperação. No terceiro período, o Sesi Franca Basquete já conseguiu baixar a vantagem do rival e no último manteve a ‘pegada’ para promover a virada no placar e garantir, heroicamente, a classificação para a grande final, levando o seu torcedor ao delírio – 23 a 16 (terceiro) e 32 a 13 (quarto).
Os principais nomes da partida foram o norte-americano David Jackson (17 pontos e 04 rebotes) e Lucas Dias (16 pontos e 08 rebotes), pelo representante do interior; Jefferson Willian (20 pontos e 10 rebotes – double-double) e Georginho de Paula (20 pontos, 15 rebotes e 08 assistências – double-double), em favor da agremiação da capital.
“Uma vitória gigante, demonstrando que a equipe tem credibilidade, é unida e tem caráter; sem contar no apoio da galera, que nos ajudou muito nessa virada. Tivemos problemas no primeiro tempo, a equipe deles jogou demais, mas conversamos no intervalo, que não poderíamos deixar com que o nosso adversário convertesse bolas fora da normalidade, enquanto nós teríamos que tirar a vantagem ponto a ponto; a equipe demostrou uma superação muito grande”, comentou o técnico Helinho Garcia, do time francano.
Agora, o Sesi Franca Basquete aguarda a definição da outra série semifinal, entre SC Corinthians Paulista e Mogi faz Cruzes Basquete, para conhecer o seu adversário na grande final. Mogi e Corinthians jogam a primeira da série melhor-de-três nesta segunda-feira (30 de setembro), às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), com transmissão ao vivo pela TV FPB, através do canal da GCS Sports no YouTube.